Papa Francisco, semeador de misericórdia e compaixão, completa 86 anos

Hoje celebramos os 86 anos de vida do Papa Francisco, líder da Igreja Católica e semeador de de misericórdia e compaixão, paz e amor entre os povos.
Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco,o mais velho de cinco filhos de um imigrante italiano e uma mulher argentina nasceu em 17 de dezembro de 1936 na capital Buenos Aires. Foi ordenado padre aos 32 anos e liderou a comunidade argentina de jesuítas por quatro anos na década de 1970, em meio à dura ditadura militar no país. No dia 13 o Santo Padre completou 53 anos como sacerdote.

Tornou-se Papa em 2013, depois que Bento XVI decidiu renunciar à função por causa da idade avançada. Bergoglio escolheu o nome de Francisco em homenagem a São Francisco de Assis – santo associado com a paz, a simplicidade e a preocupação com os mais pobres, além do respeito ao meio ambiente.
No dia do seu aniversário Francisco celebra a caridade premiando três pessoas envolvidas em trabalho de caridade, incluindo um morador de rua que divide com outros parte das esmolas que recebe.

O papa deu três prêmios “Madre Teresa de Calcutá” como reconhecimento a diferentes formas de caridade. A freira, que morreu em 1997, trabalhou entre as pessoas mais pobres da Índia e fundou as entidade Missionárias da Caridade.
O morador de rua foi identificado pelo Vaticano apenas pelo seu primeiro nome, Gian Piero, e seu nome nas ruas, Wué.
As outras duas pessoas honradas foram o padre franciscano sírio Hanna Jallouf e o empresário italiano Silvano Pedrollo, pelo seu trabalho de construir escolas e levar água potável aos pobres em países em desenvolvimento.

Eles receberam um pequeno globo em uma moldura com formato de cubo com a imagem da Madre Teresa segurando uma criança, durante cerimônia no Palácio Apostólico do Vaticano. Na oportunidade fez um apelo a misericórdia.Francisco enfatizou a necessidade de se aproximar da população mais vulnerável.


O Papa também recordou o legado de madre Tereza de Calcutá: “uma mensagem de pobreza, uma mensagem de proximidade, uma mensagem de fraternidade e uma mensagem de oração”.
Na cerimônia, o Papa beijou as mãos do morador de rua e uma das freiras da ordem fundada pela Madre Teresa colocou uma guirlanda de flores em volta do pescoço de Sua Santidade.
Francisco foi felicitado por líderes mundiais, dentre eles o presidente eleito e diplomado Luiz Inácio Lula da Silva. Em sua mensagem afetuosa, publicada nas redes sociais Lula afirmou que Francisco é “exemplo” de “dedicação no combate à fome e desigualdade”.

“Desejo muita saúde ao amigo Papa Francisco @franciscus, que hoje completa 86 anos. Um exemplo de vida, solidariedade e dedicação no combate à fome e desigualdade. Que suas palavras sigam nos inspirando na busca por um mundo mais fraterno, de amor e paz”, escreveu o presidente eleito e diplomado.
Parabéns e vida longa, Santo Padre!
Fotos: Divulgação Vaticano e Reprodução Redes sociais