Aurora Boreal rara dá espetáculo no céu da Noruega

O céu da Noruega foi iluminado com uma aurora boreal rara nas cores rosa e laranja e chamou a atenção dos moradores. Um presente oferecido pela “Dama do Norte” que encanta os olhos e acalenta a alma.
As cores mais frequentemente associadas à Aurora Boreal são verde, rosa, violeta, azul, amarelo e, ocasionalmente, laranja e branco.

O fenômeno raro aconteceu no dia 10 deste mês e foi registrado pelo guia turístico da empresa Greenlander Tromsø, conhecido como “caçador de auroras”, Markus Varik.
Auroras boreais cor-de-rosa e alaranjadas é super-raro. Segundo Markus Varik ele viu em novembro só não esperava que acontecesse novamente tão cedo. O profissional publicou fotos incríveis em suas redes sociais. “Não faço ideia porque a aurora ficou alaranjada, eu nunca havia visto isso antes”, disse o fotógrafo em sua publicação.

Um estudo feito por um grupo de físicos da Universidade do Estado de Iowa, nos Estados Unidos, demonstrou que “as auroras boreais mais brilhantes são produzidas por poderosas ondas eletromagnéticas durante tempestades geomagnéticas”. Esses fenômenos aceleram elétrons em direção da Terra, fazendo com que as partículas produzam o show de luzes que chamamos de aurora boreal.
A Aurora Boreal, chamada de “Luzes do Norte” é causada por partículas carregadas em movimento rápido (elétrons) no vento solar, colidindo com nossa atmosfera, que é composta, principalmente, de nitrogênio e oxigênio.
À medida que esses elétrons retornam aos seus níveis originais de energia, eles emitem luz visível de acordo com comprimentos de onda distintos, criando as cores que enxergamos.
O oxigênio emite luz amarela e esverdeada (mais familiar da aurora) e vermelho; o nitrogênio geralmente emite luz azul e violeta∕roxa. Amarelo e rosa são uma mistura de vermelho e verde ou azul.

Na Noruega, os melhores meses para ver a aurora são dezembro e janeiro e o melhor lugar são nas cidades do norte. Já entre outubro e março, é possível observar as Luzes do Norte, como também são conhecidas. Todos os anos, o país escandinavo atrai milhares de turistas e visitantes para ver o espetáculo no céu.
Fotos: Markus Varik e Reprodução/ Facebook Greenlander Tromsø