Wagner Moura e dois cientistas brasileiros integram lista dos 100 mais influentes da Time

Bernadete Alves
Wagner Moura entra na lista dos 100 mais influentes do mundo da revista Time

O ator brasileiro Wagner Moura, que recentemente concorreu ao Oscar, por sua atuação no filme O Agente Secreto, foi incluído na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2026, escolhidos pela revista estadunidense Time. Ele aparece entre as personalidades consideradas como ícone mundial.

Junto com Moura estão os premiados cientistas brasileiros: Mariangela Hungria da Cunha, da Embrapa que venceu a premiação do World Food Prize 2025, considerada a mais importante da agricultura mundial, conhecida como o “Nobel” da Alimentação e Agricultura; e Luciano Moreira, brasileiro criador do “Aedes” que bloqueia a dengue. Em dezembro de 2025, Moreira entrou na lista Nature’s 10, da revista Nature, por seus trabalhos ligados ao Aedes aegypti com o método Wolbachia, iniciativa inovadora na prevenção da transmissão de dengue.

O ator Wagner Moura, além de estar na seleção das pessoas mais influentes do mundo, foi escolhido como uma das quatro capas da revista, ao lado da atriz Zoe Saldaña, do cantor Luke Combs e da atriz e comediante Nikki Glaser.

No perfil dedicado ao artista, e intitulado: “Eu falo as coisas. Não tenho medo”. Wagner Moura quer lhe contar a verdade, a revista destaca o posicionamento político do ator, que não teria medo de dizer o que pensa. “Governos vêm e vão”, disse Moura em entrevista à Time, falando sobre os Estados Unidos, país onde vive atualmente.

Bernadete Alves
Wagner Moura estampa capa da Time como um dos mais influentes do mundo

A revista ainda descreveu o ator brasileiro como alguém que não usa redes sociais, ouve música em vinil e dirige seu próprio Fusca 1959. “Em um mundo cada vez mais digital, que parece se tornar mais inteligente apenas no sentido artificial, ele é o antídoto analógico que nem sabíamos que precisávamos”, diz a Time.

Bernadete Alves
Mariangela Hungria da Cunha: premiada cientista da Embrapa é destaque da revista Time

Mariangela Hungria da Cunha, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), já venceu a premiação do World Food Prize 2025, considerada a mais importante da agricultura mundial, conhecida como o “Nobel” da Alimentação e Agricultura.

Ela está na lista de pioneiras pelo desenvolvimento de um trabalho com microrganismos que permitem que as plantações absorvam nitrogênio do ar de forma mais natural. Segundo a revista, as inovações científicas desenvolvidas por ela ajudaram os agricultores brasileiros a economizar cerca de US$ 25 bilhões por ano, além de evitar a emissão de 230 milhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente. 

Bernadete Alves
Luciano Moreira: premiado cientista brasileiro é destaque da revista Time

O pesquisador Luciano Andrade Moreira foi escolhido na categoria inovadores pelo desenvolvimento e expansão de uma técnica que emprega mosquitos modificados para impedir a transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya.

Em 2025, o engenheiro agrônomo foi escolhido pelos editores da revista Nature como uma das dez pessoas ao redor do mundo que moldaram a ciência em 2025. Seu nome configura na lista “Nature’s 10”.

Fotos: Divulgação