Governador Ibaneis Rocha inicia segundo mandato como chefe do Executivo local

O governador Ibaneis Rocha começou o primeiro dia de 2023 com três importantes compromissos. O primeiro foi para agradecer pela vida e pela missão de comandar o Distrito Federal. Acompanhado da esposa Mayara Noronha, do filho Mateus, da mãe Maria Mercedes, da vice-governadora Celina Leão, amigos e colaboradores em sua gestão do primeiro mandato frente ao GDF, ele participou de uma missa no Santuário Dom Bosco.

O ato de fé foi presidido por Dom Paulo Cezar Costa. No final da celebração o governador recebeu uma bênção especial do Arcebispo de Brasília e cumprimentado na saída do templo.


Inauguração do Retrato na Galeria de Governadores

Durante cerimonia restrita, no Palácio do Buriti, o governador Ibaneis Rocha ficou emocionado ao ver seu Retrato na Galeria de Governadores do Distrito Federal.
A cada quatro anos, a foto do último governador a cumprir mandato é fixada no Palácio do Buriti. Como Ibaneis Rocha cumpriu o rito da gestão 2019-2022 no dia 31 de dezembro, na manhã deste 1º de janeiro de 2023, foi colocada a foto de Ibaneis na Galeria de Governadores.

Pelo Palácio do Buriti, já passaram governadores de quatro regiões do país e de oito estados brasileiros. A cidade teve que esperar 58 anos para ver o primeiro brasiliense de nascimento ser eleito governador do Distrito Federal e agraciado com a reeleição.

A placa com a fotografia do governador foi descerrada pelo caçula Mateus com os aplausos da primeira-dama Mayara Noronha Rocha, da mãe do governador , Maria Mercedes, e do filho Caio Rocha.
Posse na Câmara Legislativa do Distrito Federal

Em cerimônia na Câmara Legislativa, o governador Ibaneis Rocha tomou posse para o segundo mandato. O governador foi empossado com a vice-governadora Celina Leão, sua companheira nesta nova missão de quatro anos.

A sessão solene de posse teve início com a execução dos hinos Nacional e de Brasília entoados pela banda da Polícia Militar do Distrito Federal. O deputado distrital Robério Negreiros fez o pronunciamento inicial, enquanto o deputado distrital Iolando leu os termos de posse do governador e da vice-governadora.

Em seguida, Ibaneis e Celina fizeram o juramento de cumprir a Constituição Federal e a Lei Orgânica, trabalhando pela justiça social e o progresso do Distrito Federal.

O governador Ibaneis Rocha se disse muito emocionado, dispensou o discurso escrito e agradeceu a Deus, aos familiares, à população do DF e aos homens e às mulheres que participaram do governo nos últimos quatro anos. Além disso, reafirmou à sociedade brasiliense a disposição de melhorar ainda mais os serviços públicos.

“Nosso compromisso lavrado hoje é de trabalho, honestidade e respeito pela população da nossa cidade”, disse Ibaneis. “Temos que melhorar a saúde, a segurança, gerar emprego e renda e desenvolvimento. Gerar cada vez mais educação de qualidade. Nós precisamos atuar em diversas áreas, em especial, para cuidar dos que mais precisam, ampliando nossos programas sociais e melhorando a rede de atendimento”.

O governador lembrou que os quatro primeiros anos foram muito difíceis e desafiadores devido à pandemia da covid-19. “[Fomos] abatidos por uma pandemia mundial, que ceifou a vida de muitas pessoas queridas e exigiu de nós governantes e da CLDF naquilo que talvez foi o maior desastre da historia da humanidade. Os 4 anos não foram fáceis”, disse.
“Mesmo com todos esses problemas que tivemos, conseguimos com que o Distrito Federal voltasse a crescer, a se desenvolver e a sonhar. Com grandes obras, muito desenvolvimento, muito crescimento e muito apoio às famílias na área social. Criamos diversos programas na nossa cidade e temos que avançar cada vez mais”, declarou.

O governador reeleito afirmou que assume o segundo mandato com “orgulho” e que Brasília é a capital das oportunidades e deve servir de exemplo para todos os brasileiros.
“Os desafios neste segundo mandato são enormes, mas a vontade de fazer o DF prosperar e ver as famílias saírem da situação de miséria e de dificuldade é muito grande. Reunimos uma grande equipe de homens e mulheres que estão dispostos ao trabalho”, disse Ibaneis.
O chefe do Executivo local reforçou a necessidade de a sociedade se unir, deixando de lado diferenças políticas para que a capital federal e todo o país possam enfrentar os problemas e crescer, respeitando a democracia.
Ibaneis reforçou a confiança “nos poderes constituídos e nas forças das instituições”. “Precisamos de paz e harmonia para enfrentar os reais problemas dessa sociedade: de miséria, desigualdade racial, desigualdade de gênero. Nós precisamos lutar para pacificar essa sociedade. O Brasil não aguenta mais guerra e vivemos em guerra nesses últimos tempos“, afirmou.
O governador agradeceu o trabalho e a parceria do vice-governador Paco Britto, que assume a Secretaria de Assunto Internacionais. Ibaneis Rocha destacou também o compromisso assumido com Celina Leão para melhorar a vida da população do DF nos próximos quatro anos. “Lutando por mais saúde, educação de qualidade, segurança e tudo aquilo que a população espera.”

A cerimônia na Câmara Legislativa do DF, contou com a de inúmeras autoridades como: o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Lélio Bentes; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, desembargador Roberval Belinati; o presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, desembargador José Cruz Macedo; o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, o presidente da OAB-DF, Délio Lins e Silva Jr; o defensor público geral federal, Daniel Macedo, além de administradores regionais e outras importantes autoridades.
O presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, participou da posse de Ibaneis Rocha no cargo de governador do Distrito Federal. Simonetti parabenizou Ibaneis e afirmou que a OAB seguirá à disposição para trabalhar em prol da pacificação da sociedade. “Ibaneis bem sabe que é o nosso desejo por justiça que nos une e dá sentido à nossa existência enquanto advogados. Estaremos juntos na caminhada e tenho certeza que a população do DF terá um governador atento às suas demandas nos próximos quatro anos.”
O presidente do Conselho Federal disse, ainda, que a OAB nunca deixará de ser um lar para Ibaneis. “Governador, a OAB nunca deixará de ser sua casa. Sua prestigiosa biografia o tornou um dos grandes nomes da advocacia brasileira”, disse Beto Simonetti.
Fotos: Renato Alves/Agência Brasília