Embaixadora Maria Laura é a primeira mulher a assumir a Secretaria-Geral do Itamaraty

A Sala Brasília do Palácio Itamaraty foi palco da cerimônia de posse da Embaixadora Maria Laura da Rocha para comandar a secretaria-geral do Ministério das Relações Exteriores. O cargo de secretário-geral é o segundo mais importante do Itamaraty, abaixo apenas do de ministro e esta é a primeira vez que uma mulher assume tão importante função.
O ministro das Relações Exteriores, Embaixador Mauro Vieira, falou da importância do trabalho da Embaixadora e sua qualificação para a missão. “Diplomata completa, de longa e variada carreira e impecáveis credenciais, ela possui vasta experiência na Secretaria de Estado, na Esplanada dos Ministérios, em postos bilaterais e multilaterais no exterior”.
Mauro Vieira disse que a escolha de Rocha é simbólica e carrega mensagens de reconhecimento e inspiração. O ministro chamou de “novo capítulo na história do Itamaraty”. “O dia de hoje atesta que os seus esforços não foram em vão. Mais do que o ponto de chegada, contudo, convido a todos a verem essa data como ponto de partida”, disse o Chanceler Mauro Vieira.

O Chanceler destacou a importância de mais inclusão na pasta, com a nomeação de mais mulheres, negros, indígenas e a população LGBTQIA+ na carreira diplomática.
O ministro chamou de “novo capítulo na história do Itamaraty”. “O dia de hoje atesta que os seus esforços não foram em vão. Mais do que o ponto de chegada, contudo, convido a todos a verem essa data como ponto de partida”, disse o Chanceler Mauro Vieira.
A transmissão de cargo foi prestigiada pelo Embaixador Celso Amorim, que foi Chanceler do Itamaraty e Ministro da Defesa, e e o atual Chefe da Assessoria Especial do Presidente da República.

No discurso, a Embaixadora destacou a importância da pluralidade na carteira diplomática, enalteceu a luta feminina na diplomacia e no mercado de trabalho. “Essa designação possui um sentido especial não só para mim, mas também para muitas mulheres que têm uma carreira aqui no Instituto Rio Branco”.
Maria Laura Rocha também ressaltou a necessidade de recuperar as relações diplomáticas do país. “Será uma política que busca reinserir o Brasil em uma missão de retomada do país, na medida certa, em tantos temas que o Brasil tem condições de aportar”.
“O Brasil terá de reconstruir pontes com países de grandes polos de debate. A começar pela sua própria região sul-americana, além de colocar em marcha uma nova dinâmica de relações diplomáticas com a África, com a Ásia, e com parceiros prioritários como a China, Europa e Estados Unidos. A diplomacia brasileira voltará a repetir a posição do Brasil como grande país em desenvolvimento, detentor da maior floresta do mundo, buscando cumprir as metas do acordo de Paris com o clima, como parte de uma estratégia de desenvolvimento, com empregos de qualidade e melhores condições de vida”, defendeu a número dois na linha de comando da pasta.

Durante a cerimônia, as diplomatas vestiram roupas na cor lilás. A cor foi adotada pelas sufragistas inglesas, em 1908, e até hoje continua simbolizando as lutas e os protestos feministas para a superação do patriarcado e do machismo.
Perfil da Secretária-Geral do Ministério das Relações Exteriores

Maria Laura da Rocha, 68 anos, nasceu no Rio de Janeiro. Casada, é mãe de duas filhas. Cursou três anos de Direito pela UFRJ, entre 1974 e 1976, quando passou no curso do Instituto Rio Branco. Iniciou a carreira na diplomacia em 1978.
Maria Laura foi representante permanente do Brasil na Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e atuou como delegada permanente do Brasil na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Ela foi embaixadora na Hungria e, atualmente, estava como Embaixadora na Romênia.
Fotos: Reprodução