Aumentar a vitalidade das frutas por mais tempo, é fácil

A falta de tempo de preparo é um dos fatores que faz com que os alimentos acabem fazendo aniversário na fruteira ou na geladeira. Quem vive sozinho, o desperdício de frutas pode acontecer por não saber armazenar corretamente esses alimentos ou priorizar aqueles que têm um prazo de validade naturalmente menor.
No supermercado, no hortifurti e na feira, as frutas são mantidas fora da geladeira, em temperatura ambiente. No entanto, é comum o hábito de chegar em casa com as compras e colocar tudo no refrigerador.
De modo geral, todas as frutas podem ser mantidas fora da geladeira, já que resistem bem à temperatura ambiente. Mas alguns detalhes, como maturidade ou mesmo particularidades do alimento, precisam ser levados em conta na hora do armazenamento
Muitas pessoas gostam de guardar manga, mamão, melão e melancia, por exemplo, já fatiados para lembrar de comer no dia a dia. O problema é que, quando não armazenadas da maneira certa, essas frutas podem acabar estragando rapidamente. Para te ajudar nesse assunto, nós separamos dicas certeiras de como conservar frutas – tanto cortadas quanto inteiras – na geladeira.
Maçãs e pêras, quando conservadas dentro da geladeira, podem durar de 3 a 4 semanas. As maçãs podem ficar em um saco plástico dentro da geladeira.
Para conservar a banana por mais tempo, a dica é colocá-la dentro de um saquinho plástico e armazenar na geladeira. Isso fará com que a ação oxidativa diminua e com isso sejam preservados todas propriedades nutritivas da fruta.
Mamão maduro deve ser mantido na geladeira por no máximo 3 dias, depois disso ele pode começar a criar fungos então fique atento. Se desejar você pode picar o mamão e deixar em um pote limpo e com tampa na geladeira por até 3 dias para não perderem sabor e nutrientes.
Já a framboesa, manga, abacate, goiaba e figo podem durar até 2 semanas enquanto os frutos cítricos como laranja, limão, tangerina, abacaxi e acerola tem uma durabilidade aproximada de 1 semana.
Laranja é uma das frutas mais queridas do mundo – seja qual for a sua variação e ela pode ficar na fruteira ou geladeira por uma semana.

O limão não precisa ser refrigerado. Mas, se você comprou uma grande quantidade ou quer que o alimento dure muito mais tempo, o ideal é armazenar na geladeira – e existe um truque para fazê-lo durar mais que o normal. Basta armazená-los em uma tigela ou pote imersos em água, que vai ajudar a manter a umidade do alimento e evitar que ele resseque prematuramente.
Depois de cortado, o limão deve ser consumido em, no máximo, dois dias, e a metade não utilizada deve ficar na geladeira em um pote com tampa ou embalada em papel filme.
Para conservar as frutas por mais tempo na geladeira é bom guardá-las em potes fechados, para que as frutas não ressequem. Elas resistem até 3 dias depois de cortadas. Dica importante: ao tirar o pote com a fruta cortada da geladeira, sirva-se na hora e volte o pote para a geladeira.
Pingue um pouco de suco de limão para conservar as frutas por mais tempo
Se você tem o costume de guardar maçãs e peras cortadas, por exemplo, aqui vai uma dica de ouro: pingue um pouco de suco de limão na polpa das frutas antes de guardá-las na geladeira. O limão ajuda a conservar melhor o alimento – principalmente os de polpa clara – e tende a prolongar o tempo em que ele ficará com a cor normal (isto é, demora mais para que a fruta escureça)
Porque as frutas se deteriorarem rápido?

Segundo especialistas o apodrecimento é causado por fungos e bactérias que se encontram normalmente presentes na superfície do fruto (casca). Eles invadem os tecidos da fruta e decompõem substâncias ali presentes, principalmente açúcares. Os microorganismos decompõem essas substâncias, e daí retiram o alimento necessário a sua sobrevivência
Fungos e bactérias presentes na casca e no ambiente são os vilões que fazem as frutas se deteriorarem mais rapidamente. De acordo com Thais Barca, nutricionista funcional e esportiva da Clínica CliNutri, em São Paulo, “Higienizar é importante para evitar contaminação, mas aumentar a duração depende muito mais da forma de armazenamento correto”.
Melhor forma de armazenar as frutas

- Após realizar a higienização, as frutas mais maduras, mais sensíveis ou que estejam cortadas devem ser guardadas na geladeira
- As mais resistentes, como mamão, banana e maçã, podem ser deixadas em temperatura ambiente e consumidas ao longo de uma semana.
- Especialistas orientam: é preciso se organizar para comprar apenas o que será consumido ao longo da semana para evitar desperdício.
- Por isso, atente-se para as quantidades adquiridas e ainda quais frutas devem ser consumidas primeiro por terem uma validade menor.
- Outra dica importante é secar as frutas após a higienização e antes de guardá-las, já que a umidade favorece a proliferação dos microrganismos presentes no ambiente
Por fim, atenção às embalagens de armazenamento: caixas de madeira e sacos de papel não devem ser usados, pois aumentam o risco de proliferação de microrganismo. Prefira sempre os recipientes de vidro ou plástico (de preferência livres de BPA, considerado nocivo para a saúde).
Dicas para a higienização de frutas

- Lavar bem as mãos para evitar contaminar os alimentos já limpos;
- Depois, lave todas as frutas em água corrente, removendo toda a sujeira visível;
- Em uma tigela, faça uma solução de uma colher (sopa) rasa de água sanitária (cerca de 10 ml) para um litro de água. Se preferir, pode usar bicabornato de sódio, que deve ser diluído de acordo com as instruções do fabricante; normalmente usa-se uma colher de sopa
- Coloque as frutas nessa solução por cerca de 10 minutos;
- Após o tempo, retire e lave novamente em água corrente
É fundamental secar as frutas totalmente antes de guardá-las na geladeira. Isso porque a umidade acelera o processo de decomposição. Quando for consumi-las, lave de novo – de forma mais simples dessa vez, apenas esfregando em água corrente. Esses passos servem também para conservar os seus legumes.
Cuidado ao manipular as frutas para não machucar a casca, o que pode comprometer a durabilidade.


De acordo com Natalia Correia Lopes, coordenadora do Nutritotal e nutricionista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, quando lavamos frutas, nós de fato retiramos grande parte das sujeiras e dos microrganismos presentes nas cascas e folhas. “Mas, na maioria das vezes, não os eliminamos completamente”, afirma.
Fungos presentes na casca, por exemplo, costumam estar instalados de forma mais profunda nas frutas e não serão removidos apenas com a lavagem simples.
O correto é fazer a higienização dos alimentos assim que chegar do mercado e armazená-los de forma a aumentar seu tempo de duração.
Fotos: Reprodução