Festival das Lanternas: símbolo de unidade, perfeição e sorte

bernadetealves.com
Festival das Lanternas: símbolo de unidade, perfeição e sorte que encanta turistas

O Festival das Lanternas ocorre no décimo quinto dia do primeiro mês do calendário lunar, quando se tem a primeira lua cheia do ano, simbolizando unidade e perfeição. As celebrações e tradições deste dia datam da Dinastia Han Ocidental.

bernadetealves.com
Festival das Lanternas: símbolo de unidade, perfeição e sorte

Ele é tão fascinante que o Google está exibindo em sua página inicial um novo Doodle que celebra o Festival das Lanternas 2023, neste 5 de fevereiro. “O Doodle de hoje celebra o Festival das Lanternas, também conhecido como Yuan Xiao ou Festival Shang Yuan . É observado na China, Japão, Coréia, Taiwan e muito mais”, diz a empresa.

“Todos os anos, no dia 15 do primeiro mês lunar, que sinaliza o fim das celebrações do ano novo lunar, as pessoas em toda a Ásia acendem lanternas ornamentadas e as penduram no céu noturno para dar sorte”.

bernadetealves.com
Google celebra Festival das Lanternas 2023 com Doodle

O Festival é tão incrível que transborda cultura, cores e alegria. O significado desse festival é que quando a pessoa solta a lanterna, de acordo com as crenças do Budismo, ela deixa todos os males, azar e desgraças no ano anterior para trás.

Os Budistas também acreditam que se fizer um desejo ao acender a lanterna, ele se tornará realidade, mas apenas se a pessoa fizer boas ações no ano seguinte.

As celebrações do Festival das Lanternas começaram há mais de 2.000 anos na Dinastia Han. Vários mitos exploram as origens deste feriado, e o mais famoso conta a história do Imperador de Jade. 

Diz a lenda que um aldeão acidentalmente caçou seu precioso grou favorito. Fervendo de raiva, o imperador quis incendiar a aldeia em retaliação. 

Pouco antes de ele ordenar que seu exército iniciasse o ataque, sua simpática filha alertou os aldeões e os encorajou a criar uma ilusão de destruição. 

bernadetealves.com
Festival das Lanternas: simbologia e perfeição que encanta turistas

Os aldeões penduraram lanternas vermelhas na frente das casas e lançaram muitas lanternas para o céu para imitar o fogo. Pensando que a vila já estava arruinada, o imperador cancelou o ataque.

Embora as histórias sejam fantásticas, é certo que as origens do festival das lanternas estão relacionadas ao uso do fogo pela humanidade antiga para celebrar festivais e evitar desastres.

bernadetealves.com
Festival das Lanternas 2023 na Tailândia

Com o tempo, o Festival das Lanternas gradualmente evoluiu para sua forma atual. Quando o budismo foi introduzido na China durante a dinastia Han oriental, o Imperador decretou que, na noite da lua cheia do primeiro mês lunar, as lanternas deveriam ser acesas para homenagear Buda, acrescentando outro nível de significância ao Festival das Lanternas. E, de acordo com o Daoísmo (ou Taoísmo), o Festival das Lanternas está associado às divindades primordiais do céu e do fogo, que nasceram no décimo quinto dia do primeiro mês lunar.

bernadetealves.com
Festival das Lanternas: símbolo de unidade, perfeição e sorte, celebrado na China

Lanternas de várias formas e tamanhos são exibidas nas árvores, ruas ou ao longo das margens dos rios. Os pais costumam levar seus filhos para as Feiras de Lanternas e, às vezes, as crianças com sorte até ganhavam uma minilanterna.

bernadetealves.com
Festival das Lanternas: símbolo de unidade, perfeição e sorte

Durante o festival, que ocorre na China, Japão, Taiwan e Coreia, principalmente, as pessoas soltam lanternas ao ar livre, comem bolinhos de arroz glutinoso redondos chamados yuanxiao. Esses bolinhos são recheados com molho de gergelim preto, pasta de feijão adoçada ou espinheiro. A população também participam de outras atividades tradicionais como danças e cantos. O Festival das Lanternas é visto como uma oportunidade para reunir a família e amigos e expressar boa sorte e esperança para o futuro.

bernadetealves.com
Festival das Lanternas: símbolo de unidade, perfeição e sorte, encanta turistas

O Festival de Lanternas tem se tornado uma atração em outras cidades do mundo como em Staten Island, New York.

Fotos: Reprodução