Presidente da Apex, promete aumentar comércio dos produtos brasilienses no exterior

bernadetealves.com
Jorge Viana, palestrante e Paulo Octávio, anfitrião, com deputados distritais, secretários de governo e empresários de Brasília

Jorge Viana, presidente da Agência Brasileira de Promoção e Investimentos, firmou compromisso para aumentar o comércio dos produtos brasilienses no exterior, durante almoço do Grupo de Lideranças Empresariais do DF (Lide), presidido pelo empresário Paulo Octávio Pereira, no Royal Tulip.

Durante a palestra “O potencial de comércio exterior no Distrito Federal”, o ex-governador do Acre e ex-senador pelo PT Jorge Viana, afirmou que terá uma atuação especial nesta gestão para as regiões Norte, Nordeste e também voltada para o Distrito Federal. “Brasília já tem grande potencial, eu conheço bem esta cidade, me formei aqui, me sinto quase um candango. Vemos possibilidades de ajudar no desenvolvimento da economia local”, disse Viana, que cursou engenharia florestal na UnB.

bernadetealves.com
Jorge Viana, presidente da Apex – Brasil, promete aumentar comércio dos produtos brasilienses no exterior, durante almoço do Lide Brasília

Jorge Viana disse que Brasilia deve explorar mais o potencial turístico. “O aeroporto JK tem grande movimento, já chegou a 20 milhões de pessoas. Acredito que o turismo é uma importante vertente econômica”, reforçou o novo titular da Apex, que também ressaltou a localização privilegiada da capital da República, que a torna um hub e, assim, atrai empresas de logística, como Amazon e Mercado Livre. Elas têm no DF ponto estratégico para distribuição nacional de mercadorias.

“Me chamou a atenção de forma positiva a nomeação de Jorge Viana para a Apex. E avaliei que seria muito oportuno promover esse debate para levar Brasília mais longe. Temos os voos internacionais saindo da cidade e já alguns exemplos de sucesso, de empresas daqui que conseguiram ganhar o mundo. Temos de criar oportunidade para outras”, disse o empresário e presidente regional do PSD.

bernadetealves.com
Paulo Octávio, presidente do Lide Brasília recebe para almoço o presidente da Apex-Brasil, Jorge Viana, no Royal Tulip

Os empresários de Brasília ficaram animados com a expectativa de novas oportunidades por meio desta importante Agência. Algumas marcas nascidas na capital federal já são destaques em exportação. Como a Panebras, do empresário Jurandir Pizani, que vende toneladas de pão de queijo congelado para EUA e Canadá, e o Oh, my garlic!, produto de alho em creme, dos empresários Samar e Nijed Semaan, que também rompeu as fronteiras internacionais. Ainda são poucos os exemplos, como esses, que temos aqui.

bernadetealves.com
Empresário Jurandir Pizani, da Panebras, durante almoço do Lide Brasília com o presidente da Apex-Brasil, Jorge Viana

A participação do DF em exportações não passa de 300 milhões de dólares por ano. A do Brasil, segundo a Apex, é mais de 300 bilhões ao ano. O Distrito Federal tem potencial para exportar mais. Frutas do Cerrado, artesanato e aves estão entre os potenciais da capital.

Paulo Octávio, presidente do Lide/DF acertou para abril, junto com o aniversário de Brasília, um grande simpósio, o “Brasília Exportação”, reunindo Fibra, Fecomércio, empresários, GDF, Câmara Legislativa e Apex para impulsionar as ações para o comércio exterior.

bernadetealves.com
Empresários Samar e Nijed Semaan, exportadores do produto Oh, my Garlic!

Participaram do almoço/debate os presidentes da Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, da Fibra, Jamal Bittar, Associação Comercial do DF, Fernando Brites, entre outros empresários. Os deputados distritais Chico Vigilante (PT), Jorge Vianna (PSD) e Robério Negreiros (PSD) representaram a Câmara Legislativa do DF. Integrantes do GDF também marcaram presença, como os secretários de Estado José Humberto Pires, Paco Brito, Agaciel Maia e Cristiano Araújo, entre outros.

bernadetealves.com
Chico Vigilante, Robério Negreiros, Agaciel Maia, Paco Britto e Jorge Vianna, no almoço da Lide Brasília em homenagem ao presidente da Apex Brasil Jorge Viana

Fotos: Reprodução e Rayra Paiva Franco