Brasil é campeão sul-americano masculino sub-20, em 2023

bernadetealves.com
Brasil é campeão sul-americano sub-20 de forma invicta, em 2023

O estádio ‘El Campín’, em Bogotá, Colômbia, foi palco da final do Campeonato Sul-americano masculino Sub-20 de futebol 2023. O Brasil conquistou o título ao vencer o Uruguai por 2 a 0 no domingo (12 de fevereiro). Este é o décimo segundo título da seleção brasileira na competição. A última conquista havia sido em 2011.

bernadetealves.com
Pedrinho do Corinthians, comemora a classificação do Brasil para o Mundial Sub-20

A vitória na 5ª rodada do Sul-Americano Sub-20, foi conquistada com gols marcados por Andrey Santos, sexto no Campeonato, e Pedro Henrique já no final do jogo. Um gol maravilhoso, de craque. Pedrinho recuperou a bola e colocou velocidade pela esquerda desde o campo de defesa, driblou o goleiro na intermediária e bateu da lateral, de longe, para o gol vazio.

bernadetealves.com
Meninos do Brasil ganham invictos o Sul-Americano 2023 com gols de Andrey e Pedrinho

Andrey Santos, capitão do Brasil, foi o melhor em campo e talvez o craque do Sul-Americano Sub-20. Volante, o jogador do Chelsea marcou seis gols na competição e foi peça fundamental do time de Ramon Menezes na conquista. A Colômbia, ficou com a terceira colocação na tabela.

bernadetealves.com
Andrey Santos, capitão do Brasil, recebe a Taça de 2023 conquistada de forma invicta no Sul-Americano

A primeira etapa do confronto foi de superioridade do Uruguai, que chegou mais vezes ao gol brasileiro. Precisando ganhar o Brasil passou a ser mais ofensivo e perigoso no segundo tempo.

bernadetealves.com
Brasil é campeão do Sul-americano Sub-20, em 2023

O Brasil entrou em campo com Mycael; André (Ronald), Douglas, Robert Renan e Patryck (Kaiki); Andrey Santos, Alexsander, Luis Guilherme (Stênio) e Guilherme Biro (Pedro Henrique); Vitor Roque e Giovane (Renan Viana). Técnico: Ramon Menezes.

bernadetealves.com
Meninos do Brasil ganham invictos o Sul-Americano 2023

O Uruguai do técnico Marcelo Broli, entrou em campo com R. Rodriguez; Mateo Ponte, Sebastián Boselli, Facundo González e Ritis; García (E. Rodríguez), Díaz (M. Antoni), L. Rodríguez (Sosa), Franco González e Renzo Sánchez; A. Rodriguez (Rodrigo Chagas).

bernadetealves.com
Vitor Roque do Athletico-PR, um dos destaque do Brasil Sub-20

O Campeonato Sul-Americano sub-20, realizado desde 1954, finalizou sua 30ª edição na história em 2023, com a seleção brasileira conquistando a 12ª taça. Desde a sua primeira edição, o Campeonato Sul-Americano sub-20 já teve seis seleções diferentes a conquistarem o título da competição, com o Brasil sendo o maior campeão com 12 conquistas: 1974, 1983, 1985, 1988, 1991, 1992, 1995, 2001, 2007, 2009, 2011 e 2023.

bernadetealves.com
Andrey Santos, comemora o desempenho do Brasil sub-20 no Campeonato Sul-Americano e a classificação para o Mundial da categoria

Em segundo vem o Uruguai com 8 títulos, Argentina com 5, Colômbia com 3, Paraguai com 1 e Equador com 1.

A competição começou com dois grupos separados, cada um deles com cinco equipes. A seleção brasileira fazia parte da tabela A, ao lado de Colômbia, Paraguai, Argentina e Peru, enquanto no B havia Uruguai, Venezuela, Equador, Chile e Bolívia. Os três melhores de cada grupo avançou para a disputa Hexagonal Final, onde as seleções se enfrentaram entre si até sobrar o último confronto entre brasileiros e uruguaios, que terminou em vitória para a Canarinho.

bernadetealves.com
Alexsander do Fluminense, destaque do Brasil Sub-20, no Campeonato Sul-Americano

Brasil, Uruguai, Colômbia e Equador são as equipes da região classificadas para a Copa do Mundo da categoria, entre maio e junho de 2023, na Indonésia. Além das seleções sul-americanas, também participam do Mundial da categoria, a anfitriã Indonésia, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, República Dominicana; Fiji e Nova Zelândia; Inglaterra, Israel, Itália, França e Eslováquia.

bernadetealves.com
Goleiro Mycael, do Athletico do PR, um dos destaques do Brasil Sub-20

As equipes sub-20 formam a base dos plantéis dos times da região em busca de um lugar nos Jogos Paris 2024 e no futebol internacional.

Arthur, jovem lateral-direito do América-MG, um dos principais destaques da seleção brasileira no Sul-Americano Sub-20, está na mira do futebol alemão. O volante Ronald, do Grêmio, que fez dois gols na campanha canarinho, aos 20 anos, vai subir ao grupo profissional gremista.

bernadetealves.com
Volante Ronald, do Grêmio, comemora a conquista do Sul-Americano Sub-20

“Uma experiência incrível em poder ajudar a seleção com esse título e contribuindo com gols. Conquistamos a vaga para o Brasil no Mundial. Estou muito feliz por tudo que vem acontecendo, desde meu começo lá nas escolinhas do Cristal, passando agora na base do Tricolor e chegando na base da seleção. Espero aprender muito mais e seguir evoluindo”, disse Ronald.

bernadetealves.com
Marlon Gomes do Vasco, um dos destaques do Campeonato Sul-Americano Sub-20

bernadetealves.com
Robert Renan do Corinthians, geração promissora do Brasil Sub-20

O título Sul-Americano Sub-20 teve um gosto especial para Ramon Menezes. Campeão como atleta em 1991, equipe que ainda contava com Paulo Nunes, Élber, Djair e Sérgio Manoel, o treinador da Seleção Brasileira Sub-20 teve o prazer de conquistar o torneio novamente, mas dessa vez na condição de técnico e entra para a história da competição.

Com o título em 2023, Ramon Menezes se tornou o segundo brasileiro a conquistar o Sul-Americano como atleta e treinador. O primeiro a conquistar esse feito foi Rogério Lourenço, campeão sul-americano como atleta em 1988 e como treinador em 2009.

bernadetealves.com
Ramon Menezes entrou para a história ao ser campeão do Sul-Americano como jogador e técnico

“É uma imensa alegria ver o Brasil conquistar o Sul-Americano com uma campanha fantástica. Parabenizo todos os jogadores e integrantes da delegação pela garra e pelo profissionalismo durante essa jornada histórica na Colômbia. É um orgulho muito grande voltar a assistir à Seleção levantar o troféu fora do país e se classificar para o Mundial depois de oito anos longe da principal competição da categoria”, disse Ednaldo Rodrigues, que comanda a CBF desde março.

Fotos: Divulgação CBF