Baratinha reúne pessoas de várias idades na festa da alegria no Parque da Cidade

O GDF, por meio da Secretaria de Cultura, organizou e disponibilizou recursos a partir do Fundo de apoio à Cultura, abraçou a volta do Carnaval após dois anos de pandemia. Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, a DF Legal e o Detran se somaram a esta manifestação popular.
Ao som do refrão da música Superfantástico (“Sou feliz, por isso estou aqui/Também quero viajar nesse balão”), crianças e pessoas de várias idades se divertiram com segurança e conforto no Estacionamento 12 do Parque da Cidade, ao lado do Parque Ana Lídia.


O espaço de fácil acesso, foi adaptado para cadeirantes e pessoas com necessidades especiais para se divertirem junto com suas famílias com muito axé, animação e na companhia de uma chuvinha ao cair da tarde.

O Bloco da Baratinha, um dos mais tradicionais e conhecidos do DF, contou com diversas atrações musicais, como as a banda Trem das Cores, a banda da Baratinha e a Chiquita Bacana. O bloco de Carnaval existe desde 1990 e neste domingo, 19 de fevereiro, reuniu mais de 50 mil pessoas no Parque da Cidade.

O pernambucano Luiz Lima, coordenador da Baratinha e criador também do Pacotão e da Baratona, lembrou que esses blocos fazem parte da expectativa de Carnaval de muitos brasilienses, e as regras básicas de convivência da festa garantem que papais e mamães levem os filhos para se divertir com tudo a que eles têm direito, afinal, a festa é para eles e por eles. “A nossa campanha de todos os anos é ‘A Criança Longe das Drogas’, e só vamos ter êxito nessa jornada se os responsáveis também forem conscientizados’’.

Paulo Henrique de Oliveira, um dos coordenadores do bloco, disse que a Baratinha gerou 300 postos de trabalho diretos e cerca de 400 trabalhos indiretos, contemplando ambulantes, prestadores de serviço e montadores, entre outros profissionais. Para ele, estruturar um evento desse tamanho só é possível com o apoio do Governo do Distrito Federal e de patrocinadores.

O domingo não foi só de brincadeiras infantis, música, serpentina e confete. Por lá, o Detran empreendeu diversas ações de conscientização no trânsito, tanto para crianças quanto para adultos.

De acordo com o chefe do Núcleo de Campanhas Educativas do órgão, Miguel Videl, as atividades são para toda a família e principalmente para os pais e mães entenderem que se beber, nada de dirigir. ‘‘Trabalhamos com palestras, teatros e entregamos cartilhas e livretos durante essas ações. Aqui na Baratinha, os adultos aprendem com as crianças’’, disse o gestor.

Viva a festa da alegria! Viva a Baratinha!
Fotos: Ezequiel Avelino/Divulgação Secec.