Truque para gelar cerveja mais rápido e conservar na temperatura ideal

bernadetealves.com
Dicas para gelar e conservar a cerveja por mais tempo

Em dias de calor intenso, praia ou folia, nada melhor que se refrescar com uma cerveja geladinha e ainda economizar. Especialistas recomendam, para estas ocasiões, levar a cerveja em latinha e comprada em supermercado que sai mais barato e garante tranquilidade.

Combo gelo, sal e álcool

O sal de cozinha, gelo e o álcool líquido são os truques ideais. A mistura faz com que a bebida fique gelada rapidamente, pois acelera a queda da temperatura. O sal reduz a temperatura de fusão do gelo (ele demora mais pra derreter) e, por uma reação química, o álcool rouba calor.

Papel-toalha

Para gelar a bebida antes de sair de casa, outro truque rápido requer apenas um pedaço de papel-toalha. Basta “embrulhar” a lata com o papel, molhá-lo e colocar no freezer por cerca de dez minutos. O tempo pode variar de refrigerador para refrigerador, mas funciona bem.

Como evitar que a cerveja congela no freezer?

Uma temperatura de cerveja refrescante pode ser considerada entre 4°C e 6°C. Para retirar há duas opções: pegar pelo gargalo, onde não há contato com o líquido, ou pela parte de baixo, onde o vidro mais grosso funciona como isolante, dificultando o congelamento.

Coloque as latinhas em cooler, bolsas térmicas ou caixa de isopor, com 1 kg de gelo, 50 ml de álcool líquido (preferencialmente o 70%) e 50 g de sal.

Quando a cerveja congela ela estraga?

A água congela primeiro, logo a bebida é descomposta. Mesmo descongelando, os ingredientes não voltam a se misturar da maneira ideal. Um só congelamento já é suficiente para estragar e fazer a cerveja perder o sabor.

O que faz a cerveja ficar choca?

bernadetealves.com
Truque para gelar cerveja mais rápido e conservar na temperatura ideal

A perda de gás carbônico retira o chamado efeito frisante, que gera as pequenas bolhas presentes na cerveja, e a entrada de oxigênio promove oxidação, gerando substâncias com sabores desagradáveis. O resultado é a chamada cerveja choca.

Outro truque

Para manter as latas de cerveja ou refrigerantes gelados é colocar garrafinhas de plástico de água potável congeladas no mesmo espaço das bolsas térmicas. Elas vão cumprir a função com as cervejas e os refrigerantes, depois de um tempo, serão úteis para hidratar.

Segundo nutricionistas ingerir água entre os goles de cerveja minimiza os efeitos do álcool e a ressaca.

Cubra o recipiente

Para manter o frescor das bebidas, outra dica é carregar o acessório térmico em uma sacola de plástico. Esse revestimento diminuirá a troca de calor, algo que acelera o degelo.

Além de preservar a bebida geladinha na ida e durante o bloquinho, vale ainda pensar em como mantê-la fresquinha enquanto a consome. Nesse caso, a dica é investir em copos ou porta-lata térmicos, que seguram o calor por mais tempo e são relativamente fáceis de serem encontrados nas lojas.

Lembre-se: a cerveja é destinada apenas aos maiores de idade.

Fotos: Reprodução