Fifa premia os melhores do mundo em noite de gala com homenagem ao rei do futebol

bernadetealves.com
Pelé é homenageado na cerimônia do Fifa The Best de 2022, em Paris

O brasileiro Pelé, reconhecido como melhor jogador de todos os tempos, foi homenageado no The Best 2023, evento que premia os melhores do futebol mundial de 2022. Na noite de gala do futebol, a Fifa entregou troféus para vencedores de nove categorias do futebol masculino e feminino, além das seleções do ano nas duas modalidades.

bernadetealves.com
Fifa homenageia Pelé e destaca legado dentro e fora dos campos, durante cerimônia do The Best de 2022

No início da cerimônia, foi apresentado um vídeo com depoimentos do Rei do Futebol. A homenagem contou com discursos do presidente da Fifa, Gianni Infantino, do jogador brasileiro, Ronaldo, e da viúva de Pelé, Márcia Aoki.

“Nos perdemos o Rei. Sentimos muita falta dele, mas o Pelé ele é eterno”, declarou Gianni, presidente da entidade máxima do futebol.

bernadetealves.com
Brasileiro Ronaldo Fenômeno e Gianni Infantino, presidente da Fifa

Ronaldo foi o responsável por entregar um troféu especial para Márcia Aoki, viúva de Edson Arantes do Nascimento, e falou sobre a representação do Rei em sua carreira.

Falar do Pelé para mim é muito difícil, vou até falar em português. Quando eu lembro do Pelé eu vejo um jogador muito à frente do seu tempo, um atleta que ser viu de inspiração para mim e todo mundo no futebol. Nos anos 1950, ele já era moderno, chutava com as duas pernas, saltava mais alto que os outros, controle orientado, fazia gol de bicicleta, cabeça. Já pedalava e era muito inteligente. Eu também lembro dele como um amigo querido. Quando eu tive a primeira lesão no meu joelho, em 2000, ele me visitou em casa, levando muito amor e carinho em um dos momentos mais difíceis da minha vida. Dois anos depois, ele estava presente em um dos momentos mais felizes, quando eu e meus companheiros conquistamos a Copa da Coreia e Japão”, relembrou o artilheiro do pentacampeonato mundial de 2002.

Além dos feitos do Rei dentro de campo, Ronaldo falou sobre a importância de Pelé para a sociedade e do legado deixado pelo camisa 10.

bernadetealves.com
Kylian Mbappé, Lionel Messi e Antonella Roccuzzo, durante a cerimônia The Best Fifa de 2022

“O Pelé também vai ser lembrado pelo impacto na sociedade. Quando ele jogava, o mundo era mais racista que é hoje. Ele, atleta negro, se tornou o rei do esporte mais popular do planeta. Mostrou que o negro pode ser o melhor, o mais sucedido e pode vencer o racismo. Essa luta não acabou. Espero que todos se inspirem no exemplo do Rei Pelé para que combatamos o preconceito. Pelé foi o melhor dentro de campo e teve um impacto gigantesco na sociedade. Esse legado será eterno. Descanse em paz, meu amigo”.

bernadetealves.com
Márcia Aoki, viúva de Edson Arantes do Nascimento, recebe de Ronaldo a homenagem da Fifa ao rei do futebol

“Tenho algumas palavras para dizer: Deus nos deu o Edson, e o Edson nos deu Pelé. E o mundo tão bem recebeu ambos. Estas são as palavras que tenho de agradecimento”, declarou Márcia Aioki.

Companheiro de Pelé na Copa do Mundo de 1970, Jairzinho também falou do amigo e elogiou a Fifa pela homenagem. O cantor Seu Jorge  participou da homenagem ao Rei Pelé e cantou a música “Changes“.

bernadetealves.com
Seu Jorge durante homenagem ao Pelé na premiação The Best da Fifa de 2022, em Paris

Casemiro representou o Brasil na seleção da FIFPro 

O brasileiro Casemiro entrou na Seleção da FIFA dos melhores jogadores da temporada. Presente na Copa do Mundo FIFA Catar 2022, o camisa 5 da Seleção Brasileira entrou no time ideal do ano na escolha da Federação Internacional dos Jogadores Profissionais de Futebol.

bernadetealves.com
Casemiro, da Seleção Brasileira, é o único brasileiro na Seleção Ideal da Fifa 2022

Único volante na eleição da FIFPro, Casemiro brincou com a escolha sobre o time ofensivo e disse que não teria problema em jogar com a equipe. “Sem dúvida é uma equipe bastante ofensiva. Porém, com a qualidade de tantos jogadores assim, sem dúvida teria a bola todo jogo então não teria problema para defender. Acho que teria bastante tempo com a bola, não teria problema para defender”, disse o brasileiro.

Seleção do Futebol Masculino de 2022 eleita pela FIFPro

bernadetealves.com
Casemiro, volante brasileiro, entra na seleção Ideal da Fifa 2022 junto com Lionel Messi e Kylian Mbappé

Goleiro: ThibautCourtois (Real Madrid/França)
Defensor: AchrafHakimi (PSG/Marrocos)
Defensor: João Cancelo (Manchester City/Bayern/Portugal)
Defensor: Virgil Van Dijk (Liverpool/Holanda)
Meio-campista: Kevin De Bruyne (Manchester City/Bélgica)
Meio-campista: Luka Modric (Real Madrid/Croácia)
Meio-campista: Casemiro (Real Madrid/Brasil)
Atacante: Lionel Messi (PSG/Argentina)
Atacante: Kylian Mbappé (PSG/França)
Atacante: Karim Benzema (Real Madrid/França)
Atacante: Erling Haaland (Manchester City/Noruega)

A noite de gala revelou os melhores dos melhores, segundo a Fifa.

Seleção feminina da temporada

A secretária-geral da Fifa, a senegalesa Fatma Samoura, sobe ao palco para o anúncio da seleção feminina da temporada, votada pelas próprias jogadoras: Christiane Endler (Chile); Lucy Bronze (Inglaterra), Leah Williamson (Inglaterra), Wendie Renard (França) e María León (Espanha); Alexia Putellas (Espanha), Keira Walsh (Inglaterra) e Lena Oberdorf (Alemanha); Alex Morgan (EUA), Sam Kerr (Austrália) e Beth Mead (Inglaterra).

bernadetealves.com
Lionel Messi e Alexia Putellas, são os melhores jogadores do mundo de 2022, com aplausos do presidente da Fifa, Gianni infantino

O argentino Lionel Messi, craque da Copa do Mundo do Catar, confirmou seu favoritismo e levou o prêmio de melhor jogador do mundo em 2022. A espanhola Alexia Putellas venceu como melhor jogadora do mundo pelo segundo ano seguido.

Nas demais categorias: o argentino Lionel Scaloni e a holandesa Sarina Wiegman foram escolhidos o melhor treinador e a melhor treinadora; o polonês Marcin Oleksy, do futebol de amputados, superou o brasileiro Richarlison pelo Prêmio Puskas de gol mais bonito; e entre os goleiros, o argentino Emiliano Martínez e a inglesa Mary Earps ficaram com os troféus. Também houve premiações de fair play e para a melhor torcida de 2022.

O zagueiro georgiano Luka Lochoshvili, que salvou a vida de um jogador adversário que havia desmaiado em campo e estava sem conseguir respirar, ganhou o prêmio fair play. Ele superou o volante francês Eduardo Camavinga, que visitou o vestiário da Ucrânia em um jogo da seleção sub-21 para prestar solidariedade pelas vítimas da guerra, e o atacante senegalês Sadio Mané, que admitiu ao árbitro que havia feito um gol com a mão em um jogo do Bayern de Munique.

A festa argentina no Catar foi premiada com o troféu de melhor torcida no The Best. o Prêmio Fifa Fan Award foi entregue pela modelo brasileira Adriana Lima a Tula Bombo.

Fotos: Brendan Moran/Getty Images e Fifa