OAB/DF concede Medalha Myrthes Gomes de Campos a três notáveis mulheres

bernadetealves.com
Délio Lins e Silva Jr., presidente da OAB-DF com as homenageadas com a Medalha Myrthes Gomes de Campos: Cristiane Romano, Maria Claudia Bucchianeri e Maria Alice de Medeiros e Silva

O presidente da a Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Délio Lins e Silva Jr., recebeu convidadas e autoridades para a cerimônia de entrega da Medalha Myrthes Gomes de Campos a três notáveis mulheres que se destacaram em sua contribuição para a Justiça, o Direito e a sociedade.

A Medalha Myrthes Gomes de Campos é a mais alta comenda da OAB/DF, criada em 25 de fevereiro de 2016, em homenagem à primeira mulher a exercer a advocacia no Brasil. Natural de Macaé, no estado do Rio de Janeiro, Myrthes Gomes de Campos concluiu o bacharelado em Direito em 1898, mas, por ser mulher, apenas em 1906 conseguiu ingressar no quadro de sócios efetivos do Instituto dos Advogados do Brasil, condição necessária para o exercício profissional da advocacia.

bernadetealves.com
Presidente da OAB/DF Délio Lins, presidente da Comissão da Mulher Nildete Santana de Oliveira, presidente da OAB Nacional Beto Simonetti e o secretário-geral da OAB/DF Paulo Maurício

As agraciadas foram as advogadas Cristiane Romano, especialista na área de litígio com atuação no contencioso judicial e administrativo, Maria Alice de Medeiros Silva, primeira advogada a atuar no Tribunal de Júri de Brasília e Maria Claudia Bucchianeri, Ministra Substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

bernadetealves.com
Advogada Alice Carolina Lins com a ministra do TSE Maria Claudia Bucchianeri, na cerimônia de entrega da Medalha Myrthes Gomes de Campos
bernadetealves.com
A homenageada Maria Alice com Raphael Matias e Carolina Matias, na cerimônia de entrega da Medalha Myrthes Gomes de Campos pela OAB-DF

A medalha é concedida pela OAB/DF a advogadas e autoridades com atuação efetiva no cenário jurídico do DF, com ênfase para a defesa dos direitos, dos interesses e da valorização das mulheres e de suas prerrogativas. As homenageadas foram indicadas pela Comissão da Mulher Advogada da OAB/DF e aprovadas por unanimidade pelo Conselho Pleno em 16 de fevereiro de 2023.

bernadetealves.com
Cerimônia de entrega da Medalha Myrthes Gomes de Campos no auditório da OAB/DF

Além de homenagear a figura de Myrthes Gomes de Campos, a medalha tem como objetivo reconhecer e valorizar a contribuição das mulheres no campo do Direito e da Justiça, bem como incentivar a igualdade de gênero e a luta pelos direitos femininos.

bernadetealves.com
OAB/DF concede Medalha Myrthes Gomes de Campos a três notáveis mulheres

O presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., expressou com entusiasmo o orgulho em fazer parte da organização desde 2019, e ressaltou o empenho em defender a igualdade de direitos entre homens e mulheres e a representatividade feminina: “É uma questão muito importante para nós e sinto muito orgulho em dizer que a OAB/DF foi a primeira organização do país a ter um conselho paritário, com 50% de homens e 50% de mulheres”.

bernadetealves.com
Délio Lins e Silva, presidente da OAB -DF, durante entrega da Medalha Myrthes Gomes de Campos

O presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, destacou a importância da paridade de gênero e ressaltou a trajetória das mulheres na advocacia: “Quero parabenizar as homenageadas pela medalha e toda a comunidade jurídica feminina. Sabemos que foi uma jornada árdua para chegarmos a este ponto, onde podemos celebrar uma participação feminina significativa tanto na advocacia quanto na liderança da OAB”.

bernadetealves.com
Beto Simonetti, presidente da OAB Nacional durante entrega da Medalha Myrthes Gomes de Campos, na sede da OAB/DF
bernadetealves.com
Cerimônia de entrega da Medalha Myrthes Gomes de Campos no auditório da OAB/DF

Cristiane Romano, especialista na área de litígio com atuação no contencioso judicial e administrativo, expressou sua gratidão ao receber a Medalha Myrthes Campos e reforçou a sua responsabilidade em continuar trabalhando pela paridade de gênero. “Vejo o recebimento da medalha com muita gratidão e imensa responsabilidade em continuar fazendo um trabalho em prol da equidade de gênero. Uma parte do caminho já foi percorrida, mas precisamos de mais pessoas para nos ajudar, juntem-se a nós pela equidade de gênero se tornar uma realidade”.

bernadetealves.com
Cristiane Romano recebe Medalha Myrthes Gomes de Campos, da OAB/DF

Maria Alice de Medeiros Silva, a primeira advogada a atuar no Tribunal de Júri de Brasília, destacou a importância da medalha como um reconhecimento do tempo em que as mulheres enfrentavam barreiras para acessar a atividade jurídica. “Myrthes Gomes de Campos, a primeira mulher a exercer a advocacia, teve a oportunidade de estudar Direito, mas não teve garantias para exercer plenamente a profissão. Então, é fundamental garantir uma melhor capacitação no ensino em todos os níveis, para que essa busca pela igualdade seja fortalecida”.

bernadetealves.com
Maria Alice de Medeiros Silva recebe Medalha Myrthes Gomes de Campos, da OAB/DF

A  ministra do TSE, Maria Claudia Bucchianeri, demonstrou sua grande alegria e honra em ser agraciada com a Medalha Myrthes Campos.

“Ser uma das agraciadas com a Medalha é uma das maiores alegrias de minha trajetória feminina como profissional da advocacia, além de ser motivo de indescritível honra. É uma homenagem da maior envergadura e simbolismo, pois carrega o nome de Myrthes Gomes de Campos, primeira mulher a exercer a advocacia, e cujo inspirador legado nos convida à resiliência e à persistência em busca de ambientes mais paritários e inclusivos”.

bernadetealves.com
Beto Simonetti, presidente da OAB Nacional com a ministra Maria Claudia Bucchianeri, do TSE, e sua filha

“Ser uma das agraciadas com a Medalha é uma das maiores alegrias de minha trajetória feminina como profissional da advocacia, além de ser motivo de indescritível honra. É uma homenagem da maior envergadura e simbolismo, pois carrega o nome de Myrthes Gomes de Campos, primeira mulher a exercer a advocacia, e cujo inspirador legado nos convida à resiliência e à persistência em busca de ambientes mais paritários e inclusivos”, declarou a ministra Maria Claudia.

bernadetealves.com
Ministra Maria Claudia Bucchianeri, do TSE, recebe Medalha Myrthes Gomes de Campos, da OAB/DF

Cristiane Damasceno, presidente da Comissão da Mulher Advogada do Conselho Federal, destacou a relevância do momento simbólico, que trouxe um protagonismo feminino dentro da OAB: “É um momento que traz um protagonismo feminino dentro da OAB, que é a única dentro do sistema de justiça que hoje tem a paridade de gênero”.

bernadetealves.com
Cristiane Damasceno, presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Nacional

A vice-presidente da Seccional Lenda Tariana, disse que “é necessário que a sociedade entenda a importância da igualdade e da reparação histórica. Agradeço a Daniela Teixeira por me permitir ter voz no Distrito Federal e aos homens engajados na luta pela igualdade de gênero. É importante que a mesa seja plural e respeite as diferenças das mulheres”.

bernadetealves.com
Cerimônia de entrega da Medalha Myrthes Gomes de Campos presidida pelo presidente da OAB-DF Délio Lins e Silva e pela co-presidente Lenda Tariana

Nildete Santana de Oliveira, presidente da Comissão da Mulher Advogada, destacou o significado simbólico da solenidade: “A medalha é uma honraria muito valorizada pelas pessoas que comparecem aqui, pois ela representa o maior prêmio da advocacia no Distrito Federal e leva o nome de uma mulher excepcional. Hoje é dia de comemorar as conquistas, de rememorar as mulheres que nos antecederam, tirá-las da invisibilidade e ressignificar a participação da mulher na sociedades”.

bernadetealves.com
Délio Lins, Nildete Santana e Beto Simonetti, com as homenageadas: Maria Claudia Bucchianeri, Maria Alice e Cristiane Romano

Fotos: Roberto Rodrigues