Outono: estação do ano que pinta a natureza com a magia das cores

bernadetealves.com
Outono: estação do ano que pinta Brasília com a magia das cores

O verão se despede com chuva, nesta segunda-feira, 20 de março, em Brasília. O outono começa oficialmente às 18h25 em todos os países do hemisfério sul e termina no dia 21 de junho de 2023.

Com o equinócio no Hemisfério Sul, tem início o fim do período de oscilações térmicas bruscas entre sol forte e muita chuva. Entretanto, os brasilienses ainda terão chuvas acima da média, alta umidade e flora viçosa por mais um tempo.

Antes da estabilidade da estação, os brasilienses ainda terão chuvas acima da média e paisagens verdejantes e inicio da queda de folhas de algumas espécies e a florada das paineiras, as tradicionais ‘barrigudas’.

bernadetealves.com
Congresso Nacional emoldurado com a magia das cores da natureza

É nesta estação que o horizonte se pinta de terra marrom, o céu vira arco-íris de cores e a Lua pode ser contemplada em qualquer canto da capital. Uma passagem deslumbrante que nos inspira a contemplação até a chegada do inverno seco.

Apesar do período climático ser conhecido como a “estação das folhas secas”, no Brasil cada região tem uma característica específica e clima diferenciado em cada região. De maneira geral, é a estação das noites mais longas, do aumento de ventos, da redução gradativa de temperaturas e da diminuição da umidade do ar.

bernadetealves.com
Outono: estação do ano que pinta a natureza com a magia das cores

Outono é sinônimo de transformação e renovação e a estação nos proporciona inúmeros aprendizados.

Que sejamos como as árvores que após perderem as folhas secas se reerguem para dar espaço a renovação, para a substituição do passado pelo presente. Essa época do ano nos inspira a estarmos preparados para receber o inverno e ter esperança que dias mais fáceis estão por vir.

O outono lembra que é preciso desapegar de algumas coisas para que a renovação possa acontecer.

bernadetealves.com

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a primeira semana do outono de 2023 no Brasil terá uma redistribuição da umidade pelo território. A chuva, concentrada sobretudo no Centro-Oeste e Sudeste durante o verão, deverá se distribuir pelo país, o que aliviará a estiagem no Sul e levará chuvas mais intensas para a região Nordeste. A expectativa é que o Sudeste e uma parte do Sul tenham mais dias de tempo seco e calor pela frente.

A previsão também indica que, até esta terça-feira, 21, pancadas de chuva e trovoadas ocorram em todo o centro-norte da região Nordeste, principalmente no Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e em áreas isoladas do sertão de Pernambuco e da Paraíba.

bernadetealves.com
Previsão do tempo para o inicio do Outono 2023 segundo Inmet e MetSul

De acordo com Estael Sias, meteorologista da MetSul, o diferencial do outono de 2023 para o de anos anteriores é a temperatura do Pacífico, após três anos de La Niña, fenômeno caracterizado pelo resfriamento das águas deste oceano. Os impactos, segundo especialistas, serão vistos no comportamento da chuva e na temperatura da estação.

Segundo os meteorologistas os dias quentes serão normais em abril, maio e até junho e o outono terá predomínio de dias com temperatura acima da média, quentes para a época do ano. Os episódios de frio, contudo, serão pontuais e fortes.

Fotos: Reprodução