Tiramisù: a sobremesa leve e equilibrada que fecha a refeição com perfeição

bernadetealves.com
Tiramisù: o gostoso italiano carregado de simbologia

O Tiramisù é um dos doces mais famosos da Itália que conquistou paladares em várias partes do mundo, inclusive no Brasil. Seu nome surgiu da expressão em italiano “tirami sù”, que significa “me pegue” ou “me levante”, é associado ao flerte desde o Renascimento.

A primeira receita de Tiramisù registrada é da Trevisa dos anos 1960, na Região de Vêneto, na Itália. A sobremesa é parecida com uma torta em camadas, composta por 4 ingredientes essenciais: biscoito champagne (savoiardi em italiano), café, mascarpone (queijo macio feito de creme) e gemas de ovos.

bernadetealves.com
Tiramisù: o doce italiano da Região de Vêneto que se tornou unanimidade

A sobremesa polvilhada com cacau em pó ganhou popularidade pelo contraste entre o amargo do café coado e a doçura do creme de mascarpone. O resultado é uma sobremesa equilibrada, leve e que fecha refeições com perfeição. O mascarpone é um queijo cremoso, da região da Lombardia, semelhante ao cream cheese.

bernadetealves.com
Tiramisù; o autêntico e irresistível doce italiano

O Tiramisú se tornou tão conceituado na Itália que surgiu a Accademia del Tiramisù, em abril de 2011. A organização transmite a cultura do clássico doce e divulga sua história. Pelas informações percebemos que a receita que parece simples, é um verdadeiro desafio culinário. Não é fácil equilibrar os sabores dos ingredientes e alcançar a textura perfeita do doce. O Tiramisú é um doce para ser degustado também com os olhos.

No Brasil, a receita do tiramisù chegou junto com os imigrantes e precisou ser adaptada pela falta de alguns ingredientes italianos.

O saboroso italiano ganhou o mundo e instigou a criatividade dos chefs. Alguns trocam o café pelo vinho Marsala, Rum, licor de Curaçau, e até Prosecco. Algumas receitas também usam clara de ovo em vez da gema. As versões alternativas não são unanimidade.

Tiramisù tradicional

bernadetealves.com
Tiramisù: a sobremesa leve e equilibrada que fecha a refeição com perfeição

Ingredientes

  • 500 g de mascarpone
  • 250 ml de café coado margo e forte
  • 30 biscoitos de champagne
  • 6 gemas de ovo
  • 250 g de açúcar
  • Cacau em pó para polvilhar

Modo de Fazer

  • Prepare o café, deixe esfriar e reserve
  • Bata as gemas com a ajuda da batedeira, acrescentando o açúcar na forma de chuva até obter uma espuma densa. Desligue a batedeira.
  • Com uma espátula, acrescente o mascarpone batendo delicadamente até obter um creme macio e uniforme.
  • Molhe os biscoitos um a um no café sem encharcá-los
  • Coloque uma camada de 15 biscoitos em uma travessa redonda e cubra com a metade do creme.
  • Disponha o restante dos biscoitos e novamente cubra com o restante do creme.
  • Em seguida, coloque na geladeira e deixe por pelo menos uma hora.
  • Ao servir, polvilhe com o cacau em pó.

Mascarpone caseiro

Mascarpone é um queijo da família de queijos frescos, mas é  difícil  de ser encontrado no Brasil, além  de ser muito caro. Em função disso algumas pessoas usam versão caseira que pode ser usada como ingrediente do Tiramisù ou consumido em pães e torradas.

Dois ingredientes são suficientes (creme de leite  e limão) e muito poucas ferramentas : uma panela, uma peneira grande, um pano limpo e um termômetro de cozinha). O Mascarpone é obtido a partir do creme de leite. Para coagular suas proteínas, deve-se primeiro aquecer e depois utilizar suco de limão ou ácido cítrico. A combinação desses dois componentes, calor e acidez, facilitará o processo de coagulação das proteínas.

Ingredientes: 500 g de creme de leite fresco e 10 gramas de suco de limão coado ( espremido na hora) 

Modo de fazer

  • Coloque o creme de leite na panela,  aqueça em fogo baixo, mexendo até atingir a temperatura de 82 ° C. Mexa sempre.
  • Adicione o suco de limão espremido na hora e misture, mantendo a chama acesa em fogo brando. Depois de alguns minutos, você verá que o creme ganha uma consistência cremosa. É a acidez do limão que transformará o creme de leite fresco em mascarpone. Ele não vai talhar, mas ganhará a consistência de um mingual ralo (quando atingir em torno de 85 graus). 
  • Desligue o fogo e transfira o preparo para uma tigela que tenha tampa e deixe em temperatura ambiente até esfriar completamente. Em seguida, leve o recipiente para a geladeira e deixe por no mínimo 12 horas. 
  • Como o mascarpone é um tipo de queijo, ele gerou soro, embora não perceptível, e este terá que ser eliminado. Então, prepare um outro recipiente, coloque sobre uma peneira e cubra com o pano (bem limpo e lavado sem amaciante).
  • Despeje o queijo mascarpone sobre a peneira e leve à geladeira por cerca de 24/48 horas. A mistura vai perder a parte líquida, então tudo o que resta é coletar o mascarpone e guardá-lo em uma tigela. 

Também pode ser conservado de 4 a 5 dias, sempre na geladeira. É delicioso, tem um sabor muito delicado e uma textura ótima. 

Fotos: Reprodução