Alimentos roxos: aliados à saúde do coração
Um prato colorido é o segredo do envelhecimento saudável. Estudos mostram que folhas verdes são ótimas fontes de fibras e frutas e legumes vermelhos e roxos fazem bem ao coração. Segundo os cientistas o primeiro passo para cuidar do coração é escolher certo os alimentos.

Agora uma nova pesquisa mostra que a antocianina, um pigmento presente em várias frutas e vegetais de cor escura, encontrado principalmente na berinjela e no açaí, pode ajudar a diminuir o risco de doenças cardiovasculares. O estudo foi divulgado no jornal científico Critical Reviews in Food Science and Nutrition.

Por inibirem o envelhecimento prematuro, reforçar a memória e a saúde cardiovascular, os alimentos roxos são ideais para ter saúde na terceira idade. Os pesquisadores afirmaram que frutas e legumes com cores mais avermelhadas, roxas ou azuladas devem ser prioridade na alimentação, por contes da antocianina. Uma ótima noticia pois as doenças cardiovasculares são “a causa número um de mortes no mundo”, segundo a OMS.

O estudo foi feito nos Estados Unidos, Europa e Austrália, com mais de 600 mil pessoas. Os pesquisadores compararam a ingestão de antocianina na dieta com a incidência de doenças cardíacas e eventos cardiovasculares como acidente vascular cerebral, ataque cardíaco e mortes relacionadas a doenças cardíacas.
Os resultados mostraram que as pessoas que ingerem mais antocianina têm um risco 9% menor de desenvolver doença cardíaca coronária, além de risco 8% menor de morte por doença cardíaca, se comparados com quem consome pouca antomicina.”Nossa análise é a maior e mais abrangente avaliação da associação entre a ingestão de antocianina na dieta e o risco de doença cardiovascular”, concluíram os especialistas.
Está mais do que comprovado que os compostos vegetais naturais são valiosos para promover a saúde cardiovascular. As dietas saudáveis, com muitas frutas e vegetais que contêm nutrientes essenciais para cuidar da saúde do coração e dos vasos sanguíneos, deve ser adotada diariamente por quem busca a longevidade.
A Berinjela, além de ser rica em fibras, carboidratos, vitaminas e minerais, é um alimento excelente para o corpo. A berinjela é um alimento roxo que contém ferro, vitaminas B, C e K, potássio, magnésio, zinco e cálcio. Além de ter baixo valor calórico, sendo uma boa aliada às dietas.

Queridinho de muitos brasileiros e agora conquistando o mundo, o açaí é uma fruta que traz muitos benefícios.Uma boa tigela de açaí contém fibras, proteínas, carboidratos e vitaminas C, E, B1 e B2, fósforo, cálcio e ferro. Porém, é importante lembrar que o açaí tem grande quantidade de lipídios (gordura), por isso não deve ser consumido em excesso.
Uma pesquisa da National Health and Nutrition Examination Survey (NHANES) instituição que estuda a saúde e nutrição nos Estados Unidos, mostra que as pessoas que comeram frutas e legumes roxos com frequência apresentaram menos risco de pressão alta e mantiveram os níveis de colesterol ruim, o HDL, baixos.
Os alimentos roxos são ricos em antocianina, que é a substância que dá a coloração roxa. Essa pigmentação é um antioxidante muito poderoso, capaz de prevenir até alguns tipos de câncer.

A beterraba é também um alimento poderoso. Como todos os alimentos roxos, possui muitos antioxidantes, além de vitaminas A, B6 e C. Também apresenta ácido fólico, proteínas, fibras e zinco e tem pouca calorias. Por tudo isso, ajuda a prevenir o câncer, melhora a resistência física, controla a pressão arterial, reduz o colesterol ruim, previne contra a anemia e fortalece os ossos.

A uva também é uma fruta ótima para o coração. Ela aumenta o nível de óxido nítrico no sangue, reduzindo a coagulação do sangue.Por contar com alto nível de antioxidantes como o resveratrol, comer uva todos os dias ajuda a prevenir câncer e outras doenças como o Alzheimer.
O repolho roxo é outro aliado do coração e para a saúde em geral. Fonte de vitaminas K, A, C, B6 e E, manganês, potássio e cálcio, o repolho ajuda a emagrecer, é bom para o coração, fortalece o sistema imunológico e os ossos, protege o estômago e é ótimo para a pele.
