Dilma Rousseff é escolhida para comandar o banco dos Brics em Xangai

bernadetealves.com
Dilma Rousseff é escolhida presidenta do banco dos Brics

A ex-presidente da República  Dilma Rousseff foi eleita para a presidência do Novo Banco do Desenvolvimento (NDB), conhecido como Banco dos Brics, nesta sexta-feira, 24 de março. A instituição financeira foi criada em 2014 pelo bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (Brics).

O conselho de governadores do banco, formado pelos ministros da Fazenda dos países fundadores do NDB, mais os representantes dos quatro novos integrantes (Bangladesh, Emirados Árabes Unidos, Egito e Uruguai), se reuniram por videoconferência e elegeram Dilma Rousseff para comandar a instituição.

bernadetealves.com

A economista substituirá o diplomata e economista Marcos Troyjo, ex-integrante da equipe do ex-ministro da Economia Paulo Guedes. Dilma ficará no cargo para completar o mandato brasileiro, até julho de 2025. A posse será no dia 29 deste mês.

A sede do banco fica num prédio em Xangai, onde Dilma Rousseff passará a morar e a despachar no novo e moderno edifício construído e inaugurado em 2021 para abrigar o NDB.

Dilma fez história ao ser a primeira mulher a presidir o Brasil e agora assume o comando do Banco de Desenvolvimento do BRICS. Um orgulho para nós brasileiras.

A eleição de Dilma para o Banco dos Brics marca seu retorno a um cargo público, sete anos após ela ter sido afastada da Presidência da República, ao ter impeachment aprovado pela Câmara e pelo Senado pela prática das chamadas “pedaladas fiscais” (atrasos de pagamentos a bancos públicos) e pela edição de decretos de abertura de crédito sem a autorização do Congresso.

bernadetealves.com
Dilma Rousseff, presidenta do Brasil com os presidentes da Rússia, Índia, China e África do Sul, durante criação do Banco dos Brics em 2014

O banco dos Brics foi criado após reunião de cúpula dos chefes de Estado, realizada em Fortaleza, em 2014, durante o mandato de Dilma como presidente. Uma das intenções era ampliar fontes de empréstimos e fazer um contraponto ao sistema financeiro e instituições multilaterais como o Fundo Monetário Internacional (FMI). Atualmente, a carteira de investimentos é da ordem de US$ 33 bilhões.

Fotos: Reprodução