Dia do Cacau: os benefícios do fruto da felicidade, matéria-prima do chocolate

Celebra-se neste 26 de março o Dia do Cacau. A data surgiu por iniciativa do deputado Atayde Armani (DEM-ES), para promover um debate sobre como encontrar soluções para a proteção dos cacaueiros dos estados do Espírito Santo e Bahia e também para difundir o poder econômico que ele proporciona.
Estudos científicos apontam que o berço do cacau é o norte da América do Sul. Entre 1500 a.C. e 200 d.C., os comerciantes da região o espalharam até a América Central.


O cacau era utilizado pelos maias como oferenda para os seus deuses: a semente era processada e moída, transformando-se em uma pasta. Depois, adicionava-se água, pimenta e farinha de milho — essa seria a primeira receita de chocolate.
Esse produto também servia como moeda de troca para os povos maia e asteca, havendo relatos históricos de que, para eles, o cacau era mais valioso do que ouro ou prata.

Após 1400, os astecas dominaram os maias e a receita do chocolate sofreu modificações. Eles faziam uma bebida acrescentando água, mel, pimenta e outras especiarias, com os nomes de “xocoatl” ou “cacauhalt”, que significam água amarga ou água do cacau. Essa era uma bebida afrodisíaca, de sabor amargo e apimentado, que só podia ser apreciada pelos nobres.
Em 1528, os colonizadores espanhóis levaram o fruto para a Europa, onde ele começou a ser adoçado e misturado com canela e baunilha para fazer uma bebida quente. Mas foi somente em 1700 que o cacau chegou à França e à Inglaterra, onde o leite foi incluído na receita e se espalhou pelo mundo.
Finalmente, em 1765, os Estados Unidos começaram a fabricar os chocolates em barras. A receita do chocolate foi alterada ao longo dos anos, até chegar às fórmulas conhecidas hoje.

Apesar de ser naturalmente abundante na Amazônia, foi no estado da Bahia que ele apresentou um bom índice de produtividade. Em 1820, a cidade de Ilhéus era considerada a capital do cacau. Mesmo após a praga que atingiu a região em 1989, devastando as plantações, esse estado ainda produz cerca de 95% do fruto no país.
Quem diria que esse fruto, originário da América do Sul, principal ingrediente na produção do irresistível chocolate proporciona inúmeros benefícios para a saúde. O cacau é uma ótima fonte de energia, sais minerais, potássio, fósforo e magnésio. Ele também tem altos níveis de antioxidantes que controlam o efeito dos radicais livres do nosso organismo e previnem algumas doenças, como as degenerativas, as cardiovasculares e, até mesmo, o câncer.

Outro benefício é que o cacau proporciona o aumento da serotonina no organismo, o hormônio do prazer. Por isso, ingerir chocolate costuma trazer mais disposição e bom humor, sendo recomendado para tratar a TPM e aliviar os sintomas da depressão.
Benefícios do cacau para a saúde

- Ajuda na circulação do sangue: seu alto teor de flavonoides, contribui para a diminuição do risco de formação de coágulos, importante na prevenção de trombose.
- Combate a anemia: rico em ferro, importante na composição da hemoglobina, responsável por levar o oxigênio para o organismo.
- Contribui para o bom funcionamento do intestino: seus flavonoides e catequinas atuam no intestino grosso, tendo efeito probiótico, auxiliando no desempenho do intestino.
- Faz bem pra memória: previne doenças neurológicas, por ser rico em selênio, cuja principal função é beneficiar a cognição e memória.
- Favorece o controle do peso: minimiza a absorção de gorduras, dando sensação de saciedade.
- Melhora o humor: estimula a produção da serotonina, substância que dá sensação de prazer.
- Minimiza o risco de diabetes: facilita a digestão dos carboidratos, protegendo as células que produzem insulina no pâncreas, contribuindo na prevenção do diabetes.
- Previne radicais livres: rico em antioxidantes, potente na diminuição de reagentes que contribuem para o envelhecimento celular.
- Reduz a pressão arterial: atua na produção do óxido nítrico, favorecendo o relaxamento de vasos sanguíneos.
- Regula o colesterol: rico em antioxidantes, ajuda a regular os níveis de colesterol circulante e desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Curiosidades sobre o cacau


- O Brasil é o quinto maior produtor do cacau do planeta! E vamos te dizer o motivo, 95% da sua produção é da Bahia.
- O Nordeste é conhecido como a terra do cacau no Brasil.
- O cacau vem do cacaueiro. Na Bahia, há árvores de até 200 anos, chegando a atingir 12 metros de altura. E frutos entre 12 e 14 cm de comprimento.
- Do cacau, tudo se aproveita. A casca vira farinha, servindo para alimentar peixes, bovinos, aves e suínos. Enquanto, a polpa vai bem no preparo de sucos e a semente para o chocolate.
- O cacau era um dos presentes oferecidos aos deuses maias.
- As primeiras receitas de chocolate foram criadas pelos povos astecas.
- O país que mais consome chocolate no mundo não é o Brasil. Nesse caso, os americanos encabeçam o ranking.
Variedades e características do fruto


Criollo: possui frutos grandes e sementes de cor branca a um tom violeta pálido. Seu chocolate é de sabor suave e frutado, sendo conhecido como “cacau fino”, de alta qualidade.
Forasteiro: trata-se de um cacau mais básico, produzido em nível mundial. Sua semente tem tons de violeta intenso. E a sua semente rende um chocolate com sabor mais amargo.
Trinitário: é uma variação do cruzamento do cacau criollo e forasteiro. Sua semente vai do amarelo-pálido ao roxo-escuro.
A utilização do Cacau vai além da fabricação do irresistível chocolate: ele serve para fazer sucos, vitaminas, bolos, shakes e diversas receitas deliciosas.
O cacau (chocolate 70%) é rico em cafeína é uma excelente opção para quem deseja ter mais energia e disposição. É super nutritivo, proporciona maior sensação de saciedade, principalmente após o almoço quando dá vontade de comer um docinho.
O cacau é um produto essencial que faz parte do dia a dia de todos nós. Viva este poderoso fruto.
Fotos: Reprodução e Helene Santos