QualificaDF: a porta aberta para o mercado de trabalho

O QualificaDF, maior programa de capacitação profissional do Distrito Federal, sob a responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet), vai chegar ao fim deste ano com cerca de 50 mil alunos formados e prontos para buscar oportunidade no mercado de trabalho ou, até mesmo, já com um novo emprego. A marca é a soma dos 24 mil participantes de 2022 com os mais de 27 mil alunos no decorrer de 2023.

Para a primeira turma de 2023 o GDF oferece 40 cursos de qualificação profissional nas áreas de vendas, indústria, agronegócio, serviços e saúde, gratuitamente para 8.125 alunos. Para incentivá-los na preparação do mercado do trabalho, o governador Ibaneis Rocha e a primeira-dama Mayara Noronha Rocha participaram de um workshop no Auditório Master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

“Temos condições de transformar o Distrito Federal na capital do emprego do país. O QualificaDF é um dos maiores programas de qualificação da nossa cidade, e o certificado dele é respeitado pelas empresas. Acredito que a vida de vocês será transformada por esse curso de qualificação”, disse Ibaneis Rocha.

As capacitações vêm sendo ofertadas nas regiões do Gama, Guará, Paranoá, de Planaltina, Taguatinga, São Sebastião e da Asa Sul. Outras etapas, com mais de nove mil alunos, vão ocorrer ao longo do ano. A pasta ressalta que os números podem variar de acordo com as inscrições e, portanto, aumentar.
A escolha dos cursos se deu a partir de pesquisa de demanda de mercado de trabalho junto ao setor produtivo. Os alunos recebem vale-transporte, lanche, certificado, material didático e contam com seguro contra acidentes pessoais.

“Esta é a primeira turma do ano, com quase nove mil alunos que estão inscritos em cursos das áreas que o mercado de trabalho mais contrata no DF. Com a turma do ano passado e as deste ano, nós esperamos chegar a quase 50 mil pessoas. É o compromisso do governo em preparar essas pessoas e capacitá-las em busca de emprego”, disse Thales Mendes, secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, do DF.

Para participar, o interessado ou a interessada deve ser pessoa física, brasileira nata ou naturalizada, ou estrangeira em situação regular no país, que esteja em busca de nova qualificação e/ou requalificação profissional nas áreas dos cursos ofertados. Também deve ter idade mínima de 16 anos e possuir escolaridade compatível com o curso desejado. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas no site da Secretaria.


Fotos: Renato Alves/Agência Brasília