Legado do voo de Yuri Gagarin, o 1º desbravador do espaço, é celebrado neste 12 de abril

bernadetealves.com
Legado do voo de Yuri Gagarin, o primeiro desbravador do espaço, é celebrado neste 12 de abril

Celebra-se neste 12 de abril o Dia Internacional do Voo Espacial Tripulado. A data foi estabelecida em 2011 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, para comemorar o legado do voo espacial do cosmonauta soviético Yuri Gagarin, ocorrido em 12 de abril de 1961.

bernadetealves.com
Legado do voo de Yuri Gagarin, o primeiro desbravador do espaço, é celebrado neste 12 de abril

O voo do cosmonauta representou um dos maiores eventos da Corrida Espacial, período em que os Estados Unidos e União Soviética estavam disputando a supremacia tecnológica no espaço. Uma corrida que começou em 1957, com o lançamento do satélite Sputnik 1.

Foi durante a manhã do dia 12 de abril de 1961 que a cápsula Vostok I foi lançada, levando o cosmonauta Yuri Gagarin ao espaço. Ao longo de seus 108 minutos de voo, a nave completou uma volta ao redor da Terra e alcançou a altitude máxima de 327 km. Gagarin manteve contato com as equipes em solo através de canais de comunicação via telefone e telégrafo, e disse, emocionado: “A Terra é azul! Como é maravilhosa. Ela é incrível!”

bernadetealves.com
Yuri Gagarin, primeiro desbravador do espaço no Vostok 1, em 1961

Gagarin conseguiu retornar à Terra em segurança, saltando de paraquedas de sua cápsula antes que ela atingisse o solo, e foi recebido como uma celebridade internacional. Dezenas de milhares de pessoas o esperavam na Praça Vermelha, em Moscou, e ele viajou pelo mundo para celebrar a conquista soviética. Mesmo passadas tantas décadas desde seu voo, os museus espaciais russos celebram o feito dele com artefatos, bustos e estátuas em sua homenagem.

Após o voo inaugural de Yuri Gagarin, o governo soviético autorizou a seleção de cosmonautas mulheres para garantir que a primeira mulher no espaço seria uma cidadã soviética. Mais de 400 mulheres se candidataram e cinco foram selecionadas para iniciar o treinamento — entre elas, estava Valentina Tereshkova, que foi escolhida para voar com a a missão Vostok 6. Ela decolou em 16 de junho de 1963, transformando Tereshkova na primeira mulher a ir ao espaço.

bernadetealves.com
Valentina Tereshkova, a primeira mulher a ir ao espaço

O Dia Internacional do Voo Espacial Tripulado destaca também a importância da exploração espacial na melhoraria do bem-estar das populações, e reforça a necessidade da cooperação internacional para o uso do espaço para fins pacíficos.

bernadetealves.com
12 de abril: Dia Internacional do Voo Espacial Tripulado

Fotos: Reprodução/NASA