Dia do Hino Nacional Brasileiro: um retrato fiel de um povo alegre e emotivo

bernadetealves.com

O Hino Nacional Brasileiro é celebrado neste 13 de abril. A escolha dessa data deve-se ao fato de que, na noite do dia 13 de abril de 1831, a música do nosso hino foi tocada pela primeira vez no Teatro São Pedro de Alcântara, na cidade do Rio de Janeiro.

O Hino Nacional brasileiro é considerado um dos mais líricos do mundo, ou seja, ele é muito marcado pelo sentimentalismo. Um retrato fiel do povo brasileiro, mundialmente conhecido por ser um povo alegre, emotivo e apaixonado!

Compreender o Hino não é tarefa fácil, pois a letra foi escrita em uma linguagem extremamente culta, muito distante da que usamos no dia a dia. Além disso, a poesia é marcada por muitas inversões sintáticas, um recurso utilizado na intenção de tornar as rimas mais bonitas e harmônicas.

Essas duas características são marcantes de um estilo literário chamado parnasianismo. O movimento buscava retomar a cultura clássica e para isso os autores optaram pelo uso de uma linguagem mais rebuscada. O Hino Nacional foi escrito nesse contexto, por isso podemos encontrar tantas palavras eruditas e difíceis.

O responsável pela criação da música do hino, foi o maestro Francisco Manuel da Silva (1795-1865), cofundador da Imperial Academia de Música e do Instituto Nacional de Música. A música do hino teria sido composta logo após os acontecimentos que marcaram o dia 7 de abril de 1831. Nesse dia, o então imperador D. Pedro I abdicou do trono a favor de seu filho, D. Pedro de Alcântara – futuro D. Pedro II. A abdicação de D. Pedro ocorreu em razão de pressões políticas internas e externas ao país. Muitos brasileiros, entre políticos, artistas, jornalistas e intelectuais, contrários a D. Pedro I e aos lusitanos partidários do imperador, vibraram com a sua abdicação. Francisco Manuel era um deles e compôs o hino para saudar o futuro que viria com o novo imperador, este, sim, nascido no Brasil.

Como é sabido, o filho de D. Pedro I, Pedro de Alcântara, nascido no Rio de Janeiro, ainda era uma criança quando houve a abdicação. Foi necessária, portanto, a composição de um regime de governo que preparasse o terreno para o novo imperador. Esse regime ficou conhecido como Regência, ou Período Regencial. Havia, por parte de brasileiros como o maestro Francisco Manuel, uma grande expectativa com relação a essa nova fase da política brasileira.

bernadetealves.com
Dia do Hino Nacional Brasileiro: um retrato fiel de um povo alegre e emotivo

Letra do Hino Nacional Brasileiro

“Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
De um povo heróico o brado retumbante,
E o sol da Liberdade, em raios fúlgidos,
Brilhou no céu da Pátria nesse instante.”

“Se o penhor dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço forte,
Em teu seio, ó Liberdade,
Desafia o nosso peito a própria morte!”

“Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve!
Brasil, um sonho intenso, um raio vívido
De amor e de esperança à terra desce,
Se em teu formoso céu, risonho e límpido,”

“A imagem do Cruzeiro resplandece.
Gigante pela própria natureza,
És belo, és forte, impávido colosso,
E o teu futuro espelha essa grandeza”

“Terra adorada, Entre outras mil,
És tu, Brasil, Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada, Brasil!”

“Deitado eternamente em berço esplêndido,
Ao som do mar e à luz do céu profundo,
Fulguras, ó Brasil, florão da América,
Iluminado ao sol do Novo Mundo!”

“Do que a terra mais garrida
Teus risonhos, lindos campos têm mais flores;
“Nossos bosques têm mais vida”,

“Nossa vida” no teu seio “mais amores”.”

“Do que a terra mais garrida
Teus risonhos, lindos campos têm mais flores;
“Nossos bosques têm mais vida”,
“Nossa vida” no teu seio “mais amores”.”

“Paz no futuro e glória no passado.
Mas, se ergues da justiça a clava forte,
Verás que um filho teu não foge à luta,
Nem teme, quem te adora, a própria morte!”

“Terra adorada Entre outras mil,
És tu, Brasil, Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada, Brasil!”

Como entender a letra

Na ordem direta, teríamos: Filhos da pátria, já podeis ver a mãe gentil contente (no caso, a mãe é o Brasil e os filhos são os brasileiros), pois a liberdade já raiou (nasceu) no horizonte do Brasil (ou seja, já se vislumbra a possibilidade de o Brasil ser um país livre).

O que significa terra adorada entre outras mil és tu Brasil o Pátria amada?

Essa parte diz que o povo brasileiro conseguiu conquistar a igualdade com muita luta e, por isso, somos capazes de morrer pela liberdade. ‘Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve!

Joaquim Osório conclui dizendo que quem adora o país não teme a morte, os brasileiros sacrificariam a própria vida pela nação.

Terra adorada, entre outras mil És tu, Brasil, ó pátria amada!Dos filhos deste solo és mãe gentil Pátria Amada, Brasil!

O último trecho do Hino Nacional do Brasil afirma novamente que a terra brasileira representa uma mãe gentil para os filhos deste solo, ou seja, as pessoas que aqui nasceram. Ele também reafirma o tanto que ama a pátria e que, entre outros mil lugares, essa é a terra mais adorada.

Até abril de 1831, o hino considerado “nacional” era o Hino da Independência, composto pelo próprio imperador D. Pedro I.

Fotos: Reprodução