Café: de esteio da sociedade brasileira do século XIX e XX a bebida que conquistou o mundo

bernadetealves.com
Café: a bebida mais consumida depois da água, é celebrada em três datas distintas

O café é fonte de energia, inspiração, negócios e geração de empregos. É a segunda bebida mais consumida no mundo, perdendo apenas para a água. Além disso, é também a segunda commodity mais negociada, sendo o petróleo a primeira.

Ele é tão apreciado que é celebrado em três datas: Dia Mundial do Café: 14/04, Dia Nacional do Café: 24/05  e Dia Internacional do Café: 01/10 . Viva todos os que apreciam, trabalham e produzem o café, essa bebida que agrega pessoas e que proporciona bem-estar.

bernadetealves.com
Café: bebida que faz bem para a saúde e gera emprego e renda

No Brasil, todo dia é dia do café, a bebida de aroma irresistível que dá as boas-vidas a cada novo amanhecer. E nada melhor que um cafezinho para começar o bem o dia, relaxar depois do almoço e dar aquele gás no fim da tarde.

Neste 14 de abril celebramos este fruto do cafeeiro, uma das atividades mais representativas do agronegócio nacional, com grande relevância do ponto de vista social e econômico. O Brasil lidera a exportação do café verde no mundo, que representa 2,8% das nossas exportações, com valor recorde de US$ 9,2 bi na receita cambial.

bernadetealves.com
Café: de esteio da sociedade brasileira do século XIX e XX a bebida que faz bem para saúde e que conquistou o mundo

O Brasil é o maior produtor de café do mundo e aqui se consome anualmente mais de 20 milhões de sacas de café por ano. Este setor é responsável por empregar diretamente 585 mil pessoas no Brasil em toda a sua cadeia de produção, distribuição e exportação.

As raízes do café no Brasil foram plantadas no século XVIII, quando as mudas da planta foram cultivadas pela primeira vez, que se tem notícia, por Francisco de Melo Palheta, em 1727, no Pará. A partir daí, o café foi difundido timidamente no litoral brasileiro, rumo ao sul, até chegar à região do Rio de Janeiro, por volta de 1760.

bernadetealves.com
Etapas do café até se tornar a bebida que faz bem para a saúde e que tem relevância social e econômica

café foi o principal produto de exportação da economia brasileira durante o século XIX e o início do século XX, garantindo as divisas necessárias à sustentação do Império do Brasil e também da República Velha.

O trabalho para se chegar na xícara perfeita é árduo e complexo. Existem dezenas de espécies de café, porém, as mais cultivadas no Brasil e no mundo são a Arábica e a Robusta (também conhecida por Conilon). O cafeeiro, que origina o fruto do café, tem um porte arbustivo e, normalmente, mede entre 2 e 4 metros de altura.

Precisa de um clima quente e úmido para ser desenvolvido normalmente, a temperatura ideal deve ficar entre 18º a 22º . O café é um fruto e, assim como todos os outros, passa por diversas fases até se tornar a bebida que nós amamos.

Após o plantio, o pé de café demora por volta de 18 meses para dar a sua primeira florada. Cada galho se torna um ramalhete branco e as flores desabrocham em um pequeno feixe. De cada flor, surge um pequeno “chumbinho”, que já é um fruto de café que deverá se desenvolver.

A medida que o chumbinho se desenvolve, ele vira um fruto verde. Os frutos do cafeeiro nascem grudados nas rosetas, que são os galhos do tronco principal onde ocorre a frutificação. Em média, um cafeeiro produz 2,5 kg de frutos por ano.

Os frutos verdes, ao se desenvolverem, darão origem aos frutos verde-cana. Em seguida, os frutos verde-cana se desenvolverão para dar origem a frutos cerejas.

O grão cereja sinaliza o estágio de maturação e se a semente está adequada para ser plantando dando origem a outros pés de café. Tem sabor adocicado, resultante da concentração de açúcares na fruta. Esta doçura é “sinal” de que o café está maduro, pronto para ser colhido.

bernadetealves.com
Café: o fruto com valor social e econômico e que é a cara do Brasil

Composição do fruto do cafeeiro

  • Casca: É a camada externa do café, a avermelhada que podemos ver assim que o fruto é colhido;
  • Mucilagem: Uma polpa grudenta e açucarada que fica entre a casca e o pergaminho;
  • Pergaminho: Uma espécie de membrana que envolve cada semente de café;
  • Película prateada: É uma camada fina externa que tem contato direto com as sementes.
  • Semente: As sementes são o que mais tarde chamamos de grãos. Geralmente, cada fruto possui duas sementes dentro dele.

Depois que os grãos são colhidos, há mais 6 etapas até que o café chegue fresquinho à sua mesa. São elas: fermentação, secagem, prova, torra, moagem e preparo. Já no que diz respeito à qualidade e ao sabor do café, vai variar muito de acordo com a planta, com o clima do local, com a altitude e com o processamento dos grãos.

bernadetealves.com
Café: de esteio da sociedade brasileira do século XIX e XX ao fruto que conquistou o mundo

O grão verde não tem aroma, seu sabor é amargo e nada agradável. Apenas com a torra o grão de café passa a exalar aroma e sabor realmente agradáveis.

Benefícios do café

bernadetealves.com
Café: de paixão nacional a produto internacional que agrega e inspira

A doutora em ciência da saúde, Paola Machado, diz que o café proporciona bem-estar e é um aliado para a manutenção do peso. “O consumo de café até cerca de 30 minutos antes de uma refeição faz com que você consuma menos calorias ao se alimentar. Isso acontece porque a cafeína reduz o nível de grelina, o hormônio da fome”.

Tomar uma xícara de café cerca de uma hora antes de ir à academia pode aumentar seu pique para fazer exercícios. Vários estudos mostram que a substância age no sistema nervoso central, fazendo com você tenha mais disposição para fazer atividade física, além de reduzir a percepção de esforço e retardar a fadiga”, diz a especialista.

bernadetealves.com
Composição do fruto do café, a bebida que faz bem para a saúde e que conquistou o mundo

Estudos comprovam que o café possui apenas 1 a 2,5 % de cafeína e várias outras substâncias em maior quantidade. Dependendo da torra, há ainda Niacina (0,5%), Ácidos Clorogênicos (7 a 10%), além de aminoácidos, sais minerais, entre outros.

Um estudo científico da Universidade de Nottingham publicado na revista Scientific Reports, jornal científico online de acesso aberto e publicado pela Nature Research, o consumo de café pode ajudar de maneira efetiva as pessoas a combaterem obesidade e diabetes. 

bernadetealves.com
Dia Mundial do Café: a bebida que é a cara do Brasil e que conquistou o mundo

Na pesquisa descobriu-se que o café estimula o tecido adiposo marrom, o qual é responsável por ajudar as pessoas a permanecerem magras. O motivo disso é que uma das principais funções da gordura marrom é gerar calor corporal queimando açúcar e gordura. Pessoas com menor índice de massa corporal têm grande quantidade de gordura marrom.

Mesmo com esses benefícios, a especialista recomenda não abusar da bebida. Ela recomenda um limite de até cinco xícaras por dia, ou cerca de 400 miligramas de cafeína. “O consumo excessivo de cafeína pode prejudicar o sono, aumentar a irritação, elevar a pressão arterial, afetar a absorção de vitaminas e minerais e o sistema gastrointestinal, gerando problemas como gastrite e diarreia”.

A cafeína também está presente em alguns tipos de chás, refrigerantes, energéticos e no chocolate.

Fotos: Reprodução