Lula é eleito uma das 100 pessoas mais influentes do mundo da Revista Time

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva integra lista das 100 personalidades de destaque de 2023. A lista das cem pessoas mais influentes é uma lista da “Time” com pessoas que “estão mudando o mundo”, segundo a revista, em seis áreas: artistas, titãs, líderes, ícones, pioneiros e inovadores.
Anualmente, a Revista Time escolhe personalidades mundiais de diversos setores – político, cultural, do ativismo e da tecnologia – que se destacaram de alguma forma ao longo do ano, seja positiva ou negativamente.
Na justificativa para a escolha de Luiz Inácio Lula da Silva, a revista aponta para a questão da Amazônia. Cada personalidade escolhida na lista da “Time” é descrita em um texto por outra personalidade. Quem escreveu a do presidente Lula foi o ex-vice presidente dos EUA, Al Gore. Nele, o político afirma que, “depois de anos de destruição de degradação ambientais endossada pelo estado, a população brasileira escolheu um novo caminho, elegendo um campeão climático”.

Al Gore, que também é ativista ambiental, aponta que o presidente brasileiro está em sintonia com o “florescimento” da ação climática neste ano e será “fundamental” nesta década decisiva” para o clima. “O presidente Lula prometeu proteger a Amazônia, e já o fez antes – reduzindo o desmatamento em 72% em seu mandato anterior. Mas em nenhuma outra área ele pode causar um impacto mais significativo do que nas crises gêmeas do clima e da biodiversidade”, diz o texto.

O presidente dos EUA Joe Biden, o rei Charles III, o bilionário e dono do Twitter Elon Musk, o ator chileno Pedro Pascal, o escritor Salman Rushdie, o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, o chanceler alemão, Olaf Scholz, e a esposa do presidente da Ucrânia, Olena Zelenska, Anthony Albanese, primeiro-ministro da Austrália, Juiz Samuel Alito, da Suprema Corte dos Estados Unidos, María Herrera Magdaleno, ativista mexicana, Bola Tinubu, novo presidente da Nigéria, Fumio Kishida, primeiro-ministro do Japão, o jogador Lionel Messi, também foram escolhidos pela revista Time.
Em 2011, a presidenta Dilma Rousseff entrou na lista da Time dos 100 mais influentes do mundo.
Além da lista das cem pessoas mais influentes, a Time também escolhe a personalidade do ano. Segundo a própria revista, a seleção anual de um indivíduo ou um grupo que teve mais impacto no mundo no ano, para o bem ou para o mal.
Fotos: Reprodução