Lula e Xi selam “um novo tempo” na relação Brasil e China

bernadetealves.com
Primeira-dama Janja Lula da Silva, presidente Luiz Inácio Lula da Silva, líder chinês Xi Jinping e a primeira-dama chinesa, Peng Liyuan

O Grande Palácio do Povo, sede do governo chinês em Pequim, foi palco de uma homenagem muito significativa feita pelo presidente chinês Xi Jinping ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Lula foi recepcionado por crianças ao som da música “Um novo tempo”, de Ivan Lins, tocada pela banda chinesa.

bernadetealves.com
Presidente Lula é recebido na China ao som da música ‘Um novo tempo’

O encontro entre os dois presidentes resultou na assinatura de 15 acordos entre os governos dos dois países que vão fazer avançar questões ambientais, de saúde, de energia renovável, econômicas, tecnológicas, de combate à fome, linha de crédito verde, dentre outras.

bernadetealves.com
Presidente da China Xi Jinping recepciona o presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva em Pequim, ao som de “Um novo tempo”

Além disso, 20 acordos comerciais entre empresas e entes públicos do Brasil e da China foram firmados. Há mais de uma década, a China é o principal parceiro comercial do Brasil e de 14 estados brasileiros.

bernadetealves.com
Presidente da China Xi Jinping recepciona o presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva em Pequim

O presidente Luiz Inácio disse que fortalecer essa relação é primordial. Lula reiterou que preza pela aliança entre as nações emergentes para estabelecer uma nova governança mundial, e busca com o governo chinês ampliar as parcerias com o Brasil para além da área comercial.

Dentre os acordos destaque para:

  • Memorando de entendimento entre o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar da República Federativa do Brasil e o Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais da República Popular da China na cooperação para o desenvolvimento social e rural e combate à fome e à pobreza;
  • Protocolo entre o Ministério da Agricultura e Pecuária da República Federativa do Brasil e a Administração-Geral de Aduanas da República Popular da China sobre requisitos sanitários e de quarentena para proteína processada de animais terrestres a ser exportada do Brasil para a China.
  • Memorando de entendimento sobre o grupo de trabalho de facilitação de comércio entre o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços da República Federativa do Brasil e o Ministério do Comércio da República Popular da China;
bernadetealves.com
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Presidente Xi Jinping selam acordos de cooperação

O embaixador do Brasil na China, Marcos Galvão, anunciou que os ministros vão detalhar os acordos assinados entre os países.

A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, conhecida como Janja, disse, em seu Twitter, que conversou com a primeira-dama chinesa, Peng Liyuan, e que falou sobre o simbolismo da música. “No fim da conversa, contei pra ela sobre como foi simbólico tocarem a música “Um novo tempo”, do Ivan Lins, na recepção de hoje. Vivemos, mesmo, um novo tempo. O Brasil voltou!”, escreveu.

bernadetealves.com
Primeira-dama Janja Lula da Silva é recebida pela primeira-dama chinesa, Peng Liyuan, no Grande Palácio do Povo

Fotos: Ricardo Stuckert/Presidência da República/Reprodução