Silvia Massruhá é a primeira mulher a assumir a presidência da Embrapa

bernadetealves.com
Pesquisadora Silvia Massruhá é a primeira mulher a assumir a presidência da Embrapa

A mineira de Passos, Silvia Maria Fonseca Silveira Massruhá, que ingressou na Embrapa em 1989,e que desde setembro de 2021,está à frente da Embrapa Agricultura Digital, onde lidera projetos na área de engenharia de software, inteligência artificial e computação científica aplicada à agricultura, é a escolhida pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, para comandar a Embrapa.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) completa 50 anos de existência no próximo dia 26 e nunca teve uma mulher no degrau mais alto da Empresa Pública.

bernadetealves.com
Ministro da Agricultura Carlos Fávaro e a pesquisadora da Embrapa Silvia Massruhá

Segundo o site da Embrapa, o setor que a pesquisadora de carreira dirige é responsável por aproximadamente 100 publicações técnico-científicas e 25 softwares nos temas de lógica abdutiva, lógica nebulosa, técnicas de aprendizado de máquina, mineração de dados e textos voltados para o manejo animal e diagnóstico de doenças em plantas.

bernadetealves.com
Pesquisadora Silvia Massruhá é escolhida para comandar a Embrapa

Silvia é doutora em Computação Aplicada, pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e tem mestrado na área de automação, pela Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

bernadetealves.com
Silvia Massruhá é a primeira mulher a assumir a presidência da Embrapa

Fotos: Magda Cruciol e Reprodução