Silvestre Gorgulho mostra em livro a correlação entre as histórias de JK e Pelé

O Memorial JK, museu e centro cultural que guarda as relíquias e o legado do fundador de Brasília, foi palco do lançamento do livro “De casaca e chuteiras – a era dos grandes dribles na política, cultura e história“, do jornalista Silvestre Gorgulho, um desbravador da comunicação, cultura e conhecimento. O evento faz parte das comemorações dos 63 anos de Brasília.

A obra é resultado de dez anos de pesquisa e mostra a correlação entre as histórias de JK e Pelé e a missão de projetar o Brasil para o mundo. A trajetória dos ilustres brasileiros é narrada a partir da posse de Juscelino Kubitschek, em março de 1956, e da aprovação, pelo Congresso Nacional, da construção de Brasília, em setembro daquele ano, mesmo mês em que Pelé, aos 15 anos, fez seu primeiro jogo profissional e seu primeiro gol, na partida amistosa do Santos contra o Corinthians de Santo André.

bernadetealves.com
O escritor Silvestre Gorgulho com a presidente do Memorial JK, Anna Christina Kubitschek Pereira e o empresário Paulo Octávio

Gorgulho resgata a História dos Anos Dourados, da construção de Brasília e da vida e obra do presidente JK e do Rei do futebol de 1956 a 1977. JK morreu em 1976. Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, faleceu em 2022.

O livro foi originalmente publicado em 2020 e em 2023 ganha uma nova edição com atualizações, novas informações e riqueza de imagens. Com apresentação de João Dória, orelha de José Fornos Rodrigues e prefácio de João Havelange, a obra traz um capítulo para cada letra do alfabeto. 

De casaca e chuteiras – a era dos grandes dribles na política, cultura e história“, nos proporciona uma viagem pelo período mais efervescente  da consolidação do Brasil. Gorgulho com sua sabedoria mostra que os diferentes se completam e que o Brasil é de todos, independente de raça, cor, condição social ou financeira. O jornalista mostra uma época em que o Brasil começou a ter orgulho de si próprio e da importância de liderar. Solidariedade, empatia e respeito são antídotos contra a era do cinismo e do discurso do ódio.

bernadetealves.com
Anna Christina Kubitschek, presidente do Memorial JK, saudando o escritor e jornalista Silvestre Gorgulho

O escritor foi saudado pela neta de Juscelino Kubitschek, Anna Christina Kubitschek, presidente do Memorial JK. Ela disse que a obra é importante para que as gerações futuras conheçam a história e o legado de JK e a importante trajetória de Pelé, que levou o Brasil para o mundo em suas chuteiras. “Pelé é um dos brasileiros mais importantes do século passado, assim como JK”.

Silvestre Gorgulho falou sobre a importância de resgatar a história de Pelé e Juscelino e da relevância e contribuição dos dois para o Brasil e o mundo. O mineiro de nascimento e brasiliense de coração disse que o livro é quase um almanaque de fatos, histórias e casos documentados, com início em 1956 e que proporciona uma profunda reflexão sobre duas décadas de transformações vividas pelo Brasil.

bernadetealves.com
Silvestre Gorgulho, durante lançamento do livro “De casaca e chuteiras – a era dos grandes dribles na política, cultura e história”

A concorrida manhã de autógrafos reuniu várias gerações e personalidades que contribuíram para a consolidação da capital da esperança e das oportunidades. Como os pioneiros Geraldo Vasconcellos, Natanry Osório, Ruy Coutinho, Betty Betiol e Luiz Carlos Bettiol, Valmir Campelo e João Pimenta da Veiga.

Dentre as autoridades presentes, o desembargador Roberval Belinatti, presidente do TRE-DF, conselheiro André Clemente, vice-presidente do Tribunal de Contas do DF, desembargador Sebastião Coelho, procuradora de Justiça Eunice Carvalhido, Hélvia Paranaguá, secretária de Educação do DF, Agaciel Maia, secretário de Relações Institucionais, Leonardo Ávila, presidente do Codese-DF, deputada distrital Paula Belmonte, o global Marcos Frota, dentre outros convidados.

bernadetealves.com
O jornalista e escritor Silvestre Gorgulho com o desembargador Roberval Belinatti, presidente do TRE-DF, Paulo Octávio e André Kubitschek

Parabéns Silvestre Gorgulho por mais esta obra de qualidade. Acompanho o trabalho do renomado jornalista desde 1985. Passou por diversos veículos de imprensa e contribuiu com seu intelecto, tempo e conhecimento com a cultura do DF quando assumiu a Secretaria de Cultura em 2007. Ele é também um ativista que atua diretamente na defesa do meio ambiente.

bernadetealves.com
Anna Christina Kubitschek Pereira com a amiga Flávia Cavalcanti, durante lançamento de livro no Memorial JK
bernadetealves.com
Livro “De casaca e chuteiras – a era dos grandes dribles na política, cultura e história”, de Silvestre Gorgulho

Fotos: Reprodução Memorial JK