Palmirinha, ícone de programas culinários e vovó do Brasil, morre aos 91 anos

Palmira Nery da Silva Onofre, mais conhecida como Vovó Palmirinha, faleceu neste 7 de maio, aos 91anos, em São Paulo. Segundo familiares postaram nas redes sociais, ela teve um agravamento de problemas renais crônicos. Ela estava internada na Unidade Paulista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, desde o dia 11 de abril. Ela deixa três filhos, seis netos e seis bisnetos.
Várias autoridades e famosos lamentaram sua morte. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que ela era “uma figura querida da nossa televisão”. “Triste com o falecimento da apresentadora Dona Palmirinha, uma figura querida da nossa televisão. Meu abraço fraterno aos familiares, amigos e fãs da Palmirinha”, publicou em sua rede social.

A chef Rita Lobo a chamou de gigante, talentosa, carismática, influenciadora, empreendedora e ícone das mulheres que buscam renda própria.
Ana Maria Braga também compartilhou uma homenagem no Instagram. “Minha grande amiga Palmirinha. Mãe, amiga e irmã que a vida me deu. Hoje o céu tá mais doce com a tua chegada! Sorte de quem teve o privilégio de tê-la por perto. Meus sinceros sentimentos para toda família. Obrigada por tudo”, disse.
Palmirinha foi gigante na arte de cozinhar e influenciou milhares de mulheres com mais de 60 anos a ganhar seu “dinheirinho”. Ela começou na televisão aos 63 anos, mas só ficou famosa depois dos 80, em 2010. Ria dos próprios erros, e apesar das dificuldades era puro afeto.

Muito mais que uma culinarista, ela foi uma influenciadora de empreendedorismo feminino, bem antes de existirem influenciadores e antes também do empreendedorismo feminino ganhar repercussão. Em um mundo com tantas “influencers” frívolas e vazias, Palmirinha mostrava que só o amor e respeito move o mundo e melhora as pessoas. Ela foi exemplo de libertação. Fará muita falta, mas fica o legado.
Foi apelidada carinhosamente por muitos como a “vovó do Brasil” pela empatia, carinho e lições de incentivo. Era um “doce” em forma de gente. Uma mulher forte, leve e dinâmica, conquistou programa de TV bem produzido e foi parar na bancada do CQC.
Fez sucesso nos cinemas, em 2017, com uma participação especial no “Internet: O Filme”. O último trabalho na TV foi em 2019 como jurada no reality “Chef ao Pé do Ouvido”, da GNT. Ela sempre foi um sucesso nas redes sociais – seja pelo seu carisma ou pelos “deslizes” divertidos que cometia na cozinha. Foi citada no livro “Os 198 Maiores Memes Brasileiros que Você Respeita”, de Kleyson Barbosa.
O livro “A Receita da Minha Vida”, muito mais que receitas especiais, nos lembra da sua marca registrada: a simplicidade, o carinho com que explicava cada passo das receitas, como se fosse uma velha amiga de cada um de seus telespectadores. Durante todos estes anos na televisão, Palmirinha cativou milhões de fãs com suas receitas. Sem jamais fazer pose de especialista, sempre foi gente como a gente.

Meu respeito à sua grandeza. Ficar “famosa” não era o que importava para ela. O que queria era semear afeto, cuidado, atenção e inspirar mulheres a ter sua renda própria. Dedicada ao ensino da comida saudável aos brasileiros,
Palmirinha cumpriu com dignidade sua missão de vida. Que Deus a receba em Sua glória e que tenha o merecido descanso.
Fotos: Reprodução