Lua Cheia exuberante ilumina Brasília


O anoitecer deste domingo foi coroado com a Lua Cheia em sua fase mais exuberante. Um espetáculo para alegrar os olhos e iluminar nossa alma.
Ela está tão majestosa que pode ser observada em qualquer canto da capital. Este presente do Universo não é só para Brasília, todos os brasileiros são contemplados.

Hoje, a Lua nasceu por volta das 18h, logo após o pôr do Sol, na direção leste (lado oposto ao que o Sol estiver se pondo), bem majestosa. Durante a primeira hora, fomos contemplados com belas variações de cor, amarelada, alaranjada e até avermelhada. Segundo especialistas isto acontece devido à interação com a atmosfera.

Além disso, com os referenciais terrestres, como prédios e árvores, temos a impressão de que ela está ainda maior, rendendo belas fotos. A medida que o tempo foi passando começou a iluminar a cidade com seus potentes feixes de luz. Como o céu está limpo ela será visível durante toda a noite.


Amanhã, dia 5 de junho, tem mais espetáculo. O show começa às 19 horas. Os dias frios e secos, com poucas nuvens, permite observar com mais clareza as estrelas e planetas.
O mês de junho também marca a chegada do inverno. Dia 21, às 11h57, começa oficialmente o inverno no Hemisfério Sul — e verão do outro lado do globo. É o exato momento em que os raios solares incidem a Terra perpendicularmente sobre o Trópico de Câncer, devido ao ângulo de inclinação de nosso planeta. Assim, as regiões abaixo da linha do Equador ficam menos expostas ao Sol.
Fotos: Ricardo Stuckert e Jarbas Soares