Dia Mundial do Meio Ambiente: respeitar, cuidar e proteger a Terra é dever de todos nós

bernadetealves.com
Presidente Lula celebra Dia Mundial do Meio Ambiente no Palácio do Planalto com Sonia Guajajara e Raoni Metuktire

O Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data de celebração e um convite para respeitarmos e preservarmos este bem que é de toda humanidade. Um compromisso perante nossos filhos e netos em defesa da vida e de um futuro melhor para o Brasil e toda humanidade.

Respeitar, cuidar e proteger a Terra é dever de todos nós. Afinal, nós realmente temos “uma só Terra” e precisamos nos dar conta da importância de preservá-la e aproveitá-la de forma responsável. Vamos seguir o que a Ciência nos diz: “ou respeitamos a natureza e fazemos dela uma aliada ou inviabilizaremos nosso futuro”.

Para celebrar o Meio Ambiente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta segunda-feira, 5 de junho, data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, que o governo federal vai lançar um novo plano de segurança para a Amazônia, “Plano Amazônia: Preservação e Soberania”, em parceria com os governos estaduais.

São medidas para combater crimes como grilagem de terras públicas, atividades ilegais de garimpo, extração de madeira, mineração, além de caça e pesca em territórios indígenas, áreas de proteção ambiental e no bioma como um todo.

bernadetealves.com
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, no Palácio do Planalto

“Esses crimes que degradam o meio ambiente são alimentados e, ao mesmo tempo, alimentam um verdadeiro ecossistema criminal. É o tráfico de drogas, de armas e de pessoas, a lavagem de dinheiro, o trabalho escravo, os assassinatos por encomenda e a exploração sexual de crianças e adolescentes“, destacou Lula, durante discurso no Palácio do Planalto.

Entre as ações que serão realizadas, o presidente citou a criação da Companhia de Operações Ambientais da Força Nacional de Segurança Pública, a instalação de bases fluviais e terrestres integradas para o fortalecimento dos serviços de segurança pública na região, construção ou reforma de postos policiais, além de quarteis e delegacias em pontos estratégicos.

O plano prevê também aparelhamento e modernização de meios e infraestrutura dos órgãos de segurança pública que atuam na Amazônia Legal, a implantação do Centro de Cooperação Policial Internacional para a proteção da Amazônia e de centros integrados de comando e controle, “com ênfase em inteligência integrada”.

“A mensagem que estamos passando aos criminosos e ao mundo é muito clara: tolerância zero com a devastação de nosso meio ambiente. Total proteção aos povos indígenas, inclusive com o uso da força quando necessário, e a demarcação do maior número possível de seus territórios”, declarou o presidente.

Outros pontos mencionados incluem a ampliação e modernização dos meios navais que patrulham os rios da Amazônia, a modernização da rede de Capitanias, delegacias e agências da autoridade marítima, suporte dos pelotões da fronteira, aumento de operações na Amazônia, aquisição e modernização de sistemas aeroespaciais e de equipamentos logísticos para as Forças Armadas. O presidente não informou quando as medidas começarão a ser implementadas.

Durante a cerimônia o presidente defendeu a demarcação de todas as terras indígenas e fez uma homenagem a Bruno Pereira e Dom Phillips, indigenista brasileiro e jornalista inglês mortos a um ano no Vale do Javari, no Amazonas.

“Bruno e Dom mereciam e deveriam estar aqui, neste momento em que eles teriam o governo brasileiro como aliado e não como inimigo, ao contrário do que aconteceu nos últimos quatro anos. A melhor maneira de honrá-los é garantir que sua luta não tenha sido em vão”, declarou o presidente Lula.

bernadetealves.com
Ministra Sônia Guajajara, vice-presidente Geraldo Alckmin, presidente Luiz Inácio Lula da Silva, primeira-dama Janja da Silva e ministra Marina Silva

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o intuito de alertar a população sobre os problemas ambientais e a importância da preservação dos recursos naturais do planeta.

bernadetealves.com
Presidente Lula e ministra Marina Silva apresentam plano de proteção da Amazônia

Estabelecida na Conferência de Estocolmo, em 1972, ao longo do tempo se tornou a principal data da ONU para promover ações de conscientização que alcançassem pessoas em todos os continentes. Foram estabelecidos princípios para orientar a política ambiental dos países, já que se tornou crescente a preocupação em relação aos impactos negativos da ação do homem sobre a natureza e seus recursos em todo o planeta.

bernadetealves.com
Congresso Nacional é iluminado de verde para alertar sobre os riscos da destruição ambiental

Colabore com a proteção do meio ambiente

  • Pratique o consumo consciente: evite o desperdício de comida;
  • Economize energia elétrica: apague as luzes de cômodos que não estejam sendo usados, tire da tomada aparelhos de uso eventual e evite manter o ar-condicionado ligado o dia todo;
  • Descarte o lixo em local adequado: mantenha as ruas limpas, procure separar resíduos orgânicos de recicláveis, não jogue óleo comestível no encanamento e jogue pilhas e baterias em lixeiras específicas;
  • Economize água: mantenha a torneira fechada ao escovar os dentes, diminua o tempo com o chuveiro aberto no banho e evite colocar máquinas de lavar com poucos itens.
  • Diminua a utilização de materiais descartáveis: evite o uso de canudos e copos plásticos adotando materiais reutilizáveis portáteis, e ao pedir delivery, dispense o envio de talheres plásticos;
  • Reutilize materiais: recipientes de vidro podem ser utilizados para armazenar outras coisas ou até se tornar peças de decoração.

Todos podemos fazer a nossa parte. Nós realmente temos “uma só Terra” e precisamos nos dar conta da importância de preservá-la e aproveitá-la de forma responsável.

Fotos: Ricardo Stuckert e Joédson Alves/Agência Brasil