Mofo: o terror das roupas e armários que compromete a saúde

bernadetealves.com
Dica para retirar o mofo ou bolor de forma caseira

O mofo, também conhecido como bolor, é o resultado de uma grande concentração de fungos, que se proliferam em ambientes úmidos, ambientes com poucas ou nenhuma luz solar, sem ventilação ou com alguma matéria orgânica para servir de alimento. Cresce nos mais diferentes lugares e pode representar perigo à saúde.

Perigos que o mofo oferece à saúde

bernadetealves.com
Dica simples e fácil para retirar o mofo dos estofados

Os esporos do mofo se espalham e uma vez soltos no ar, são inalados. O sistema imunológico reage a presença do corpo estranho por meio dos sintomas: espirro, obstrução nasal, tosse, falta de ar, dor de cabeça e rinoconjuntivite.

E podem ser mais graves, quando os esporos inalados não ficam retidos nos pelos da mucosa do nariz e chegam à região da garganta e ao pulmão. Nesses casos podem surgir algumas doenças respiratórias mais severas, como sinusite e pneumonia provocadas por fungos.

Quem tem imunidade baixa ou sofre com alguma doença respiratória, como sinusite ou rinite alérgica, precisa tirar o mofo da casa e ficar livre das bactérias transmitidas por este tipo de fungo.

bernadetealves.com
Mofo: o terror das roupas, armários e paredes que compromete a saúde

Além dos problemas de saúde compromete roupas, armários e causa mau cheiro. Os pontos embranquecidos ou esverdeados acontecem por causa da umidade, falta de ventilação ou no caso de roupas guardadas ainda úmidas. Saber como evitar o mofo no guarda-roupa, paredes, estofados e colchões é cuidar da saúde de toda família.

Mesmo com a limpeza frequente, o mofo consegue se desenvolver. Além de retirá-lo é necessário identificar a causa. A falta de ventilação é uma das condições do aparecimento do mofo. O ideal é deixar o ar circular nos armários e gavetas pelo menos uma vez por semana e limpar e organizar o guarda-roupa uma vez por mês.

Como tirar mofo do guarda-roupa

bernadetealves.com
Como tirar o cheiro de mofo ou bolor das roupas guardadas
  • Retire toda roupa e coloque para tomar sol ou leve para um lugar ventilado;
  • Retire as gavetas e prateleiras móveis do guarda-roupa;
  • Analise os tipos de manchas;
  • Misture um copo de água com um copo de vinagre branco. Umedeça um pano limpo e passe por todo o guarda roupa, inclusive nas gavetas, prateleiras, porta, fundo do armário, na parte de cima, lado de dentro e de fora;
  • Espere secar. Passe um pano limpo e seco em todo o móvel.

Como tirar o mofo das roupas

bernadetealves.com
Como tirar o mofo sem danificar a roupa

Além de manchar ou corroer as roupas, o mofo pode provocar ou piorar a alergia. Antes de começar qualquer processo de limpeza, retire do guarda-roupa a peça embolorada e todas as que tiveram contato direto com a peça.

Leve para um local bem ventilado. Com uma escova de dente ou de roupa, esfregue as manchas e remova o máximo que conseguir do bolor acumulado. Descarte a escova imediatamente na lixeira. Depois lave a peça em água quente, pois o calor é mais eficaz para remover e matar o mofo.

Para limpá-las, utilize algumas soluções caseiras antimofo. Uma delas é a base de vinagre branco, ideal para peças escuras ou que desbotam com facilidade. Coloque um pouco do produto em um pano limpo e esfregue até que o bolor saia da roupa.

bernadetealves.com
Como tirar o mofo das roupas com soluções caseiras

Roupa branca pode ser limpa com uma mistura de 300g de açúcar, 300ml de alvejante, 300ml de água. Misture bem e coloque em um balde. Coloque a roupa de molho e deixe agir por 30 minutos. Depois enxague e lave normalmente.

Tirar mofo de roupa colorida

bernadetealves.com
Dicas caseiras e fáceis para tirar o bolor das roupas

Em um balde com 2 litros de água coloque 1 xícara e meia de vinagre branco. Misture bem e deixe a roupa de molho por cerca de uma hora. Enxague e lave normalmente, como de costume.

Roupas de frio e cobertores devem ser expostos ao sol e locais ventilados com frequência.

Dicas para tirar o mofo da parede

  • Abra as janelas ou portas para a ventilação e luz solar entrar no ambiente;
  • Em um balde misture 1/3 de água sanitária para uma parte de água;
  • Coloque luvas de borracha, óculos e máscaras para se proteger do odor forte e possíveis respingos de água sanitária;
  • Use uma escova de cerdas duras ou esponja, espalhe e esfregue a solução sobre os pontos mofados na parede;
  • Espere agir e retire com um pano limpo e úmido;
  • Finalize com um pano seco para retirar toda a umidade.

Proliferação de fungos pode causar danos à saúde e enfeiam imóveis. Se as soluções caseiras não derem resultado por muito tempo, a saída é a impermeabilização.

Segundo o otorrinolaringologista José Otávio Vasques Aires, além do incômodo por causa do cheiro forte, roupas, móveis e paredes tomados por fungos podem prejudicar a saúde de quem não tem nenhum tipo de alergia.

O médico indica a limpeza com água sanitária e depois a remoção dos fungos com uma bucha, mas o melhor jeito é impermeabilizar as paredes para ficar livre do problema.

Receitas antimofos caseiras para eliminar o problema

Vinagre + Bicarbonato

O ácido acético encontrado no vinagre é ótimo para limpar móveis e outros objetos mofados, dizem os especialistas. Para preparar a solução, basta misturar 240 ml de vinagre branco e 1 colher de bicarbonato de sódio em um recipiente fundo, já que a mistura borbulha bastante. Colocar a mistura em um borrifador e aplicar nos armários mofados. Deixar agir por 15 minutos e depois secar todo o móvel com um pano limpo e seco.

  • Aplicar a mistura de água com água sanitária, sendo a proporção de um por um, sob a mancha na parede e repetir quantas vezes for necessário;
  • Vinagre e limão, por serem ácidos, também ajudam a eliminar os fungos. A proporção, nesse caso, é um de vinagre para dois de água;
  • Para proteger as roupas da umidade, é possível comprar produto anti-mofo no supermercado, carvão ou giz e deixar dentro do armário.

Manter a casa sempre arejada: portas e janelas abertas, permitindo a troca constante do ar, é o primeiro passo para evitar a proliferação dos fungos que causam o mofo

Fotos: Reprodução