Corpus Christi: a Festa do Santíssimo Corpo de Cristo

Hoje celebramos a Solenidade em honra ao Corpo do Senhor “Corpus Christi”. O Sacramento do amor e da proximidade. Uma oportunidade para os cristãos celebrarem um dos sacramentos que fundamentam a fé católica, a Eucaristia. Que possamos refletir sobre a Eucaristia ser fonte e centro de toda vida cristã. Nela está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, o próprio Cristo.
Corpus Christi é uma celebração que honra a Santa Eucaristia, e também é conhecida como a Festa do Santíssimo Corpo de Cristo. A Eucaristia é um sacramento onde o sangue e o corpo de Cristo são consagrados para serem compartilhados entre os fiéis que assistem à missa. Seu principal objetivo é lembrar o corpo e o sangue de Cristo por meio do Santíssimo Sacramento. Para os católicos, a festa de Corpus Christi é um símbolo de reconciliação.

O nome ‘Corpus Christi’ é latim para ‘o corpo de Cristo’. Esta jubilosa festa é celebrada pelos católicos romanos e outros cristãos para proclamar a verdade da transubstanciação do pão e do vinho no corpo real de Cristo durante a missa.
No Brasil, as ruas são enfeitadas com elaborados tapetes de serragem, flores, pó de café, areia e outros materiais coloridos, criando verdadeiras obras de arte. A tradição dos tapetes de serragem foi trazida de Portugal, onde eram confeccionados durante as festividades religiosas, como a Semana Santa e Corpus Christi.

Com a colonização portuguesa no Brasil, essa prática foi introduzida no país, adaptando-se à cultura local e incorporando elementos indígenas e africanos, como desenhos e materiais típicos dessas culturas. A confecção dos tapetes de serragem é um trabalho comunitário, envolvendo moradores, artistas e jovens que se unem para confeccionar “obras de arte” que representam símbolos religiosos e culturais.
Oração de Corpus Christi
Senhor Jesus Cristo, viemos diante de Ti hoje, agradecemos pelo dom de Seu Santo Corpo e Sangue através do qual obtemos corpo, alma e mente fortalecidos. Prometemos solenemente oferecer-Te nosso amor indiviso e também serviço aos nossos irmãos e irmãs, conforme a Tua Santa vontade. Oramos isto em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Mas por que o feriado de Corpus Christi não tem data fixa?
A celebração é determinada a partir da Páscoa, sendo celebrada 60 dias depois do domingo de Páscoa e 10 dias após o Pentecostes.
O feriado de Corpus Christi sempre cai em um quinta-feira, e em um dia diferente a cada ano. Em 2023 é nesta quinta-feira, 8 de junho. Em 2024 será no dia 30 de junho. 19 de junho em 2025, 4 de junho em 2026 e 27 de junho 2027.
História de Corpus Christi


O surgimento do Corpus Christi como festa cristã não aconteceu até a segunda metade do século XIII com os esforços de uma freira chamada Juliana de Liège.
Desde a infância, Juliana afirmava que Deus lhe dizia que deveria haver um dia de festa para a Eucaristia e, eventualmente, ela fez uma petição ao Bispo de Liège. Naquela época, os bispos podiam ordenar festas em suas dioceses locais. O bispo concordou com a festa e convocou um sínodo em 1246 e ordenou que uma celebração de Corpus Christi fosse realizada anualmente.
A celebração de Corpus Christi só começou a se espalhar depois que Juliana e o bispo morreram. Em 1264, o Papa Urbano IV emitiu a bula papal Transiturus na qual o Corpus Christi foi feito uma festa em todo o Rito Latino. Ele o fixou para a quinta-feira após a “oitava” de Pentecostes, quando apenas celebrações designadas ou festas especiais eram abençoadas. Esta festa é celebrada numa quinta-feira em memória da instituição da Eucaristia (a última ceia) que se celebra na Quinta-feira Santa, véspera da morte de Jesus na Cruz.
Corpus Christi é principalmente uma festa católica romana, mas também é reconhecida no calendário de algumas igrejas anglicanas, principalmente a Igreja da Inglaterra. Também é comemorado por alguns cristãos ortodoxos de rito ocidental. Em muitas partes da Europa medieval, Corpus Christi era uma época popular para a apresentação de peças de mistério.
Junto com a Quaresma, Advento, Páscoa, Pentecostes e Natal, os Bispos Católicos Romanos têm o dever de estar presentes em suas catedrais no Corpus Christi.

A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, rumo à terra prometida, com a arca da aliança à frente, que hoje para os católicos é o Santíssimo Sacramento. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da Eucaristia, o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo. O maná só saciava a fome naquele momento, o Corpo de Cristo sacia até a vida eterna.

Muito mais do que a ocasião das famosas procissões pelos “tapetes”, a data é um convite à reflexão sobre a obra que Jesus Cristo nos deixou.

Fotos: Getty Images, vetrestudio e reprodução