Brasil celebra 115 anos de imigração japonesa com descendentes criando pontes entre os países

bernadetealves.com
Brasil celebra 115 anos de imigração japonesa com descendentes criando pontes entre os países

O dia 18 de junho é especial para os descendentes de imigrantes japoneses. Neste dia em 1908, os primeiros japoneses desembarcaram do navio Kasato Maru no Porto de Santos em busca de uma nova vida. Após 50 dias de viagem, 781 pessoas chegaram ao Brasil e iniciaram a imigração entre Brasil e Japão.

115 anos depois, cerca de dois milhões de descendentes de japoneses que moram no Brasil estão integrados em todos os ramos da sociedade brasileira e inclusive criando pontes entre os dois países. O Brasil abriga a maior comunidade nikkei fora do Japão, o que equivale a 1% da nossa população.

bernadetealves.com
Navio Kasato Maru desembarca primeiros japoneses no Porto de Santos em 18 de junho de 1908

Ao longo da história da imigração, as várias gerações de nikkeis (descendentes de japoneses nascidos fora do Japão) mantém vivas as conexões com a cultura e até com a política. Aproximadamente 30 descendentes passaram pelo Congresso Nacional. O primeiro nikkei eleito no âmbito federal foi Yukishigue Tamura,em 1955, cargo que assumiu por quatro vezes. Tamura foi o primeiro político de origem japonesa eleito fora do Japão. A 54ª legislatura, de 2011 a 2015, foi a que mais teve parlamentares nikkeis, com 7 pessoas.

Câmara do Deputados celebra os 115 Anos da Imigração Japonesa no Brasil com sessão solene e homenagens

Na atual legislatura, três deputados federais nikkeis estão na Câmara dos Deputados. Luiz Nishimori (PSD-PR) é nissei (filho de japoneses), enquanto Kim Kataguiri (União-SP) e Pedro Aihara (Patriota-MG) são sanseis (netos de japoneses), representam os estados deles e a comunidade japonesa.

Apesar da longa história de imigrantes no Brasil, a participação política de nikkeis é pequena mas bem atuante.

Os três deputados fazem parte do Grupo Parlamentar Brasil-Japão, responsável por fortalecer as relações entre os parlamentos dos países. As negociações do grupo levaram a à comercialização de carne de frango e suco de laranja entre os países e ao aumento de empresas japonesas em solo brasileiro.

bernadetealves.com
Plenário da Câmara do Deputados durante celebração dos 115 Anos da Imigração Japonesa no Brasil

Dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Brasil é o segundo maior fornecedor de frango no Japão, responsável por 26,7% da proteína no país, e o principal fornecedor de suco de laranja, com participação de 57% do comércio.

O deputado Luiz Nishimori, presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Japão, diz que a próxima meta do grupo a ser conquistada é a venda de carne bovina. “Temos o grande desafio de vender carne bovina no Japão. O Brasil é o maior exportador de carne bovina no mundo, mas no mercado japonês nós ainda não conseguimos entrar”.

Kim Kataguiri diz que outra prioridade é a criação de um acordo de comércio, ou entre Mercosul e Japão ou um acordo bilateral. Para Kataguiri, uma simplificação na tributação facilitaria o investimento japonês no mercado brasileiro. “Acho que tem algumas questões em relação à burocracia que a gente poderia resolver pra estreitar os laços entre os países”.

bernadetealves.com
Os 115 anos da Imigração japonesa no Brasil é celebrada na Câmara dos Deputados com sessão solene

O deputado informa que o Grupo tenta concretizar a facilitação de vistos para yonseis (bisnetos de japoneses), além da isenção de vistos de turismo de curta duração para brasileiros, cuja negociação foi anunciada pelo primeiro-ministro japonês Fumio Kishida após a viagem do presidente Lula ao país.

Para celebrar os 115 anos da Imigração Japonesa no Brasil, a Câmara dos Deputados promoveu sessão solene realizada por requerimento do Deputado Federal Luiz Nishimori, presidente do Grupo Parlamentar Brasil/Japão, e contou com a participação do Deputado Federal Kim Kataguiri, do deputado Paulo Fernando Melo Da Costa, do Distrito Federal, e  de autoridades e membros da comunidade nikkei em Brasília e no Brasil.

bernadetealves.com
Embaixador do Japão no Brasil Teiji Hayashi na celebração dos 115 anos da Imigração Japonesa no Brasil, na Câmara dos Deputados

A cerimônia contou com a presença do embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, Renato Ishikawa (Presidente do Bunkyo), Eduardo Suzuki (Presidente da Aliança Cultural Brasil Japão (PR)),  Yuki Kodera  (Presidente da Câmara de Indústria e Comércio Brasil Japão (SP)),  Aihiko Tanaka (Presidente Mundial JICA Japão)

O Embaixador Teiji Hayashi ressaltou a importância da dedicação histórica dos imigrantes japoneses para o desenvolvimento do Brasil e apontou que as relações entre os dois países continua a ganhar força, com especial potencial de crescimento para o intercâmbio entre Brasil e Japão em áreas como economia e turismo.

Para o embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, o intercâmbio entre parlamentares é um importante pilar das relações entre os países. “A confiança da sociedade brasileira, conquistada pelos nipo-brasileiros ao longo dos anos, se tornou uma base importante da relação entre os dois países, que hoje são considerados parceiros estratégicos globais”.

bernadetealves.com
Aihiko Tanaka, Presidente Mundial da JICA Japão, recebeu menção honrosa da Câmara dos Deputados pelo fortalecimento da relação bilateral entre o Brasil e o Japão

O Presidente Mundial JICA Japão, Aihiko Tanaka, recebeu uma menção honrosa da Câmara dos Deputados em reconhecimento pelo trabalho prestado em prol do fortalecimento da relação bilateral entre o Brasil e o Japão.

Fotos: Divulgação e Reprodução