Dudu Barrichello faz história ao vencer Stock Car em Cascavel e pai não segura as lágrimas

A Stock Car em Cascavel, no domingo 18 de junho, foi recheada de apreensão e emoção. Dudu Barrichello venceu de forma inédita a corrida 2 Stock Car, em prova bastante acidentada. Com isso o jovem piloto de 21 começa a escrever seu nome na história do automobilismo.
Eduardo é Filho do bicampeão da categoria e ex-F1 Rubens Barrichello. Dudu estreou na Stock Car em 2021,para substituir o argentino Matías Rossi na Full Time. O colega não pôde viajar devido às restrições impostas na Argentina para conter a pandemia do coronavírus.
O jovem Barrichello retornou em 2022 na etapa de Curitiba para competir na Corrida de Duplas ao lado do pai: sua prova, porém, terminou precocemente devido a batidas. Em 2023 retorna no mesmo Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel, no Paraná, que estreou.

A corrida de domingo 18 de junho foi uma verdadeira prova de talento, competência e superação. Na confusão, Rubens Barrichello, também foi acertado por Felipe Baptista e teve um pneu furado. Uma confusão no começo de prova em Cascavel. O safety-car teve de ser acionado e foi decisivo para embaralhar a corrida.
Os boxes foram reabertos e Ramos foi para a parada, seguido por Felipe Braga. Matías Rossi e Felipe Massa se enroscaram na entrada dos boxes e quase puseram a corrida a perder. Bruno Baptista, Abreu e Navarro foram os últimos a fazer o pit-stop e, com isso, Dudu Barrichello assumiu a liderança. Cacá Bueno era o segundo, Rafael Suzuki em terceiro. A diferença de Dudu para o segundo é de 1.1s para o pentacampeão. O final prometia ser emocionante.

Depois de tantos obstáculos, chegou a vez de Dudu Barrichello vencer na Stock Car, para choro do pai Rubens. Cacá Bueno e Rafael Suzuki completaram o pódio em Cascavel.
Cascavel tem um circuito rápido e isso proporciona disputas interessantes e decisões inteligentes. Foi o que aconteceu no solo paranaense. Sem falar dos sobrenomes de grife Serra, Giaffone, Gomes, Negrão e Barrichello. A Stock Car respira laços em família.
Com as vitórias do tricampeão Daniel Serra na Corrida 1 e do jovem Dudu Barrichello na Corrida 2, o 76º vencedor diferente da categoria. o calor humano imperou no domingo 18 de junho no Paraná.

Trajetória de Dudu Barrichello
Eduardo Barrichello passou boa parte de sua carreira no automobilismo dos Estados Unidos: começou no kart em 2014 e estreou em carros de fórmula na temporada 2018 da Fórmula 4 americana. No ano seguinte, debutou na USF2000 – categoria que integra a base da Fórmula Indy. O vice-campeonato viria em 2020 com três vitórias, nove pódios e três pole positions.
Dudu foi para a Europa em 2021 aos 19 anos, para disputar a Fórmula Regional Europeia (Freca), gerenciada pela Federação Internacional do Automobilismo (FIA). Ele foi 29º no campeonato e, no ano seguinte, mudou de equipe.
A bordo do carro da Arden, ele foi 11º na classificação de 2022 com um terceiro lugar na etapa de Spa-Francorchamps na Bélgica, obtido originalmente o quarto lugar antes da desclassificação de um rival. Novamente, as dificuldades de ajuste do carro minaram o ano do jovem.

Dudu é o primogênito da família Barrichello. Seu irmão caçula, Fernando – o Fefo -, competiu na temporada inaugural da Fórmula 4 Brasil em 2022 e corre atualmente na F4 espanhola.
Hoje, Dudu corre na mesma equipe que seu pai Rubens Barrichello, a Full Time. Mas já não é de hoje que Rubens tem o filho como colega de equipe; o veterano da Stock Car correu com Dudu na edição 2015 das 500 Milhas de kart, no Brasil; em 2017, pai e filho venceram a prova.
Fotos: Duda Bairros, Magnus Torquato e Marcelo Machado de Melo