Dia do Imigrante: a celebração das diferentes nacionalidades que ajudaram a construir o Brasil

bernadetealves.com
Dia do Imigrante: uma data para celebrar parte fundamental da história brasileira

O Brasil é um país formado e construído por várias diferentes nacionalidades, que migraram de seus países com o sonho de obter melhores condições de vida em terras brasileiras.

Italianos, alemães, portugueses, ucranianos, poloneses, espanhóis, africanos e japoneses foram algumas das etnias que chegaram ao Brasil, em meados do século XVIII e XIX, e ajudaram na colonização do país.

Para homenagear as nacionalidades que deixaram para trás amigos e família em busca de melhores condições de vida, além de colaborarem para o crescimento do país que se destinam, foi instituído o Dia do Imigrante, celebrado em 25 de junho.

Uma data para lembrar parte fundamental da história brasileira. Além do papel no desenvolvimento nacional, em especial na ocupação do território de um país de dimensões continentais, os imigrantes colaboraram para a formação do povo repleto de culturas e costumes diferentes do qual fazemos parte.

As sucessivas chegadas de imigrantes fizeram do Brasil um dos lugares com maior diversidade cultural no mundo. Entenda um pouco mais sobre o processo de entrada de estrangeiros no decorrer dos anos e sua contribuição para a história do país.

bernadetealves.com
Dia do Imigrante: a celebração das diferentes nacionalidades que ajudaram a construir o Brasil
  • Os registros da imigração portuguesa apareceram no século 18 e se tornaram mais regulares a partir do século 19. Mais de 1,6 milhão de portugueses vieram para o Brasil na condição de imigrantes (já descontado o contingente que chegou antes de 1822, com a corte e para a ocupação da terra).
  • Os primeiros italianos a pisar do lado de cá do trópico vieram do norte da Itália. Depois, predominaram os oriundos do centro-sul. Espalharam-se por Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo. Atualmente, estima-se que o Brasil abrigue cerca de 30 milhões de descendentes.
  • A colônia de espanhóis foi a que mais se concentrou no estado de São Paulo e teve como principal ocupação o trabalho nas lavouras de café. Mais de 700 mil atravessaram o oceano Atlântico em busca de melhores condições de vida para suas famílias.
  • O período de maior desembarque de alemães no Brasil foi em 1920, quando a Alemanha estava destroçada e amargava a derrota na Primeira Guerra Mundial. Nem todos foram ou se tornaram proprietários de terras na ocasião de sua chegada – alguns eram artesãos, outros industriais, comerciantes, religiosos e até professores.
  • Em 18 de junho de 1908, desembarcaram os primeiros imigrantes japoneses no porto de Santos, trazidos pelo navio Kasato Maru. Após 50 dias de viagem, 781 pessoas chegaram ao Brasil e iniciaram a imigração entre Brasil e Japão. Atualmente cerca de dois milhões de descendentes de japoneses moram no Brasil.

A imigração no Brasil hoje

bernadetealves.com
25 de junho, Dia do Imigrante – uma data para lembrar parte fundamental da história brasileira

Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública de 2011 a 2020, ocorreu um aumento de 24,4% no número anual de novos imigrantes registrados no Brasil. Os maiores fluxos foram da Venezuela, Haiti, Bolívia, Colômbia e dos Estados Unidos.  

O dia 25 de junho foi determinado como o Dia do Imigrante através do Decreto nº 30.128, de 14 de novembro de 1957, emitido pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A data foi escolhida por ser o fim das celebrações da semana da Imigração Japonesa, comemorada a partir de 18 de junho. 

Fotos: Reprodução