Brasil derrota Estados Unidos e é campeão invicto da Copa América de Basquete Feminino

As meninas do Brasil fizeram bonito na Copa América de Basquete 2023. Em León, no México, o Brasil teve uma campanha perfeita de sete vitórias, a última delas diante dos Estados Unidos, placar de 69 a 58 e uma vaga garantida no Pré-Olímpico Mundial, torneio obrigatório para ir às Olimpíadas de Paris-2024.
Com a vitória, o Brasil encerra um jejum de 12 anos sem títulos na competição e se consolida como maior campeão do torneio, com seis títulos. Os Estados Unidos, que buscavam o tricampeonato seguido, aparecem empatados com Cuba na segunda colocação, ambos com quatro conquistas.

Débora, Damiris, Rapha, Tainá e Kamilla, Gabriella, Emanuely, Manu, Érika, Alana, Sassá, Aline e Isa, deram o melhor de si e mostram a força e a garra feminina. Um orgulho para o Brasil. Parabéns ao técnico José Neto e todos os integrantes da Seleção Brasileira de Basquete Feminino.
Destaques

A pivô Kamilla Soares brilhou e anotou um duplo-duplo diante das norte-americanas. Foram 20 pontos e 11 rebotes, com uma eficiência de 26.
Com a expulsão da pivô Érika ainda no 1º quarto, o garrafão brasileiro ficou exposto. Todas as atletas deram o máximo para cobrir o garrafão e Kamilla se destacou.
Brasil fez um excelente 3º quarto e ali garantiu a vitória contra os Estados Unidos. As brasileiras marcaram 25 pontos, só tomaram 10 e foram com tudo para fecharem o jogo no último período.


A vaga no Pré-Olímpico Mundial era o objetivo do Brasil na Copa América e a missão foi cumprida dignamente, com direito a duas vitórias sobre os Estados Unidos, que vinham de dois títulos seguidos na competição.
O Pré-Olímpico Mundial será realizado em fevereiro de 2024 e terá quatro sedes diferentes, que ainda serão anunciadas. Serão 10 vagas em jogo para Paris-2024 e o Brasil vai brigar por uma delas. França e Estados Unidos já estão garantidos em Paris.

Fotos: Divulgação/FIBA e Reprodução