Miss Rio Grande do Sul, Maria Eduarda Ribeiro Brechane, vence o 69º Miss Universo Brasil

Maria Eduarda Ribeiro Brechane, de 19 anos, foi eleita a 69ª Miss Universo Brasil, no sábado dia 8 de julho, na capital paulista, no Pátio Welucci. A etapa nacional foi realizada entre os dias 3 a 8 de julho de 2023 na cidade de São Paulo.

A estudante gaúcha se torna a 15ª miss do Rio Grande do Sul. Maria Eduarda irá representar o Brasil no Miss Universo 2023, em El Salvador. Antes da vencedora Maria Eduarda Brechane, a coroa pertencia a capixaba Mia Mamede, de 27 anos.

Após o resultado, Maria falou sobre a conquista pessoal e para o seu estado. “É muita dedicação, muito esforço. Venho de um estado onde o concurso é uma tradição. Hoje, sou a 15ª miss do Rio Grande do Sul. Carrego a história de todas essas 14 mulheres que vieram aqui com garra e determinação. Carrego Iêda [Maria Vargas], carrego Marthina Brandt e tantas outras mulheres de sucesso dentro da história do Miss Brasil”.

Bárbara Ciríaco Reis, miss Mato Grosso ficou em segundo e Vitória Zenobini Brodt, miss São Paulo em terceiro.



Marthina Brandt, diretora-geral do Miss Universo Brasil, conta que representantes de todos os Estados e do Distrito Federal participaram do certame. A novidade de 2023 é que o regulamento permitiu que mulheres casadas e com filhos participassem do concurso. A idade variou de 18 e 28 anos.



A estudante de jornalismo é modelo desde os 8 anos e apaixonada pelo universo dos concursos de beleza. Natural de Rio Grande, a miss Maria Eduarda cresceu na beira da praia. Ela é apaixonada pelo mar e pela natureza. já praticou diferentes esportes e atua em diversas áreas: surfa, joga beach tennis, vôlei, handebol.

Além disso, pratica dança, toca violão, piano e pandeiro, é atriz e artista plástica. Maria, que já foi escoteira, é ligada há anos a projetos sociais, pretende seguir com essa pauta como miss. O principal objetivo de Mari Brechane é incentivar a cultura, o esporte e o lazer.
Agora, Maria Eduarda Brechane poderá se tornar a terceira brasileira vencedora do Miss Universo. Em 1963, a também gaúcha Iêda Maria Vargas ganhou o concurso. Já em 68, foi a vez da baiana Martha Vasconcellos.

A nova coroa, avaliada em R$ 50 mil, homenageia Ieda Vargas, a primeira brasileira a vencer o Miss Universo, em 1963, e que neste ano celebra 60 anos do título.

Fotos: Foto: Samuel Kobayashi e Reprodução