Dad Squarisi, a mestra que ensinou gerações a escreverem e a se comunicarem melhor, morre aos 77 anos

bernadetealves.com
Dad Squarisi, a mestra que ensinou gerações, morre aos 77 anos

É com muito pesar que registro o falecimento de Dad Squarisi, escritora, professora de português e jornalista, ocorrido neste 10 de agosto, aos 77 anos. A editora de Opinião do Correio Braziliense e a libanesa que ensinava ensinava os brasileiros a escrever português, não resistiu às complicações de um câncer.

Dad Squarisi deixa o filho, Marcelo, a nora, Katilen, e os netos, João Marcelo e Rafael e uma legião de amigos e admiradores. Nossa solidariedade aos familiares, aos colegas, amigos e fãs, do qual me incluo. Obrigada Dad pelas lições de sabedoria, empatia e por semear sementes do bem. Vá em paz, mestra das mestras.

bernadetealves.com
Morre Dad Squarise: referência no ensino da língua portuguesa, aos 77 anos

Dad Abi Chahine Squarisi nasceu em Beirute, capital do Líbano, em 1946 e veio para o Brasil com os pais. O primeiro estado em que viveu no país foi o Rio Grande do Sul. Como tinha problema de asma grave, o médico recomendou a mudança para um local seco, e os pais da jornalista escolheram Brasília. Na capital, ela cursou letras na Universidade de Brasília (UnB) e atuou como professora no Instituto Rio Branco por mais de uma década antes de passar no concurso para consultora legislativa do Senado Federal.

bernadetealves.com
Dad Squarisi: a mestra que ensinou gerações a escreverem e a se comunicarem melhor

Ela adotou o Brasil e Brasília como lar. Além do português e do árabe, ela dominava o francês, o inglês e o espanhol e ensinou gerações a escreverem e a se comunicarem melhor, com a generosidade e a destreza características dos maiores mestres.

Brasília perde uma referência na língua portuguesa e no jornalismo e, principalmente um ser humano especial.

Há 30 anos, foi convidada pelo então diretor de Redação do Correio Braziliense, Ricardo Noblat, para revisar a primeira página do jornal. Poucos anos depois, tornou-se editora de Opinião do jornal.

bernadetealves.com
Dad Squarisi, a mestra que ensinou gerações a escreverem e a se comunicarem melhor, morre aos 77 anos

Dad escreveu para todos os públicos e lançou inúmeras obras.

Ela é autora dos dois manuais de Redação do Correio. O primeiro Manual de Redação e Estilo, de 2005, virou item de colecionador. Ainda é possível ver exemplares circulando pelas mãos de jornalistas e de revisores, como referência para o exercício diário da profissão. Conectada às mudanças impostas pela tecnologia, Dad lançou, seis anos mais tarde, em 2011, o Manual de Redação e Estilo para Mídias Convergentes, incluindo orientações de escrita para plataformas digitais.

Fotos: Aureliza Correa, Carlos Moura e Marcelo Ferreira/CB