Tempo seco e quente em Brasília é amenizado pelos tons e mistérios da natureza

O inverno atípico do Distrito Federal, com madrugada fria, baixa umidade do ar e calor intenso durante o dia, gera preocupações com a saúde das crianças, idosos e animais de estimação mas, também, proporciona um visual deslumbrante.
Os tons da natureza amenizam o inverno peculiar da capital do país.

A variação do clima em Brasília é resultado da sua localização geográfica. A capital federal é situada no Planalto Central, a 1.100 metros acima do nível do mar.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a umidade relativa do ar pode chegar a mínima de 20% na tarde desta quinta-feira,10/8. No período, a temperatura máxima deve ficar em torno de 31°C. É mais um dia de calor e tempo seco na capital federal.

Como manter rotina saudável e evitar doenças respiratórias nesse período
Os dias frios e secos do inverno mudam nossos hábitos. A gente come mais e se exercita menos. Isso coloca a saúde em risco, já que o sistema imunológico fica mais vulnerável devido as mudanças bruscas de temperatura e umidade muito baixa. Segundo alergistas e imunologistas, o aparelho respiratório é o mais afetado nesta época do ano. O motivo é a instabilidade climática.
“A mistura de baixas temperaturas e ar seco, comum no DF, facilita a entrada de vírus e bactérias no corpo humano. Quem mais sofre nesta época são os idosos e as crianças de até 5 anos”, diz o imunologista Celso Taques Saldanha.

O médico também recomenda manter a casa limpa e ventilada, tomar bastante liquido, preferencialmente água, manter uma alimentação saudável, corpo sempre hidratado, aumentar consumo de proteínas e grãos e se exercitar nas horas menos quentes do dia.

“Com a questão da umidade é a mesma coisa. O ar entra seco, ressecando e lesando o aparelho respiratório. Daí a irritação, sangramentos no nariz e todo o incomodo dessa época do ano. E para melhorar é preciso beber muita água”, diz Saldanha.

Em caso de necessidade, acione os serviços de emergência.
Brasília possui clima tropical de altitude, característico de planaltos e serras, com temperatura média de 22 °C e variações que vão de 13 °C a 28 °C ao longo do ano, se considerada a média dos últimos 30 anos. A região apresenta regime de precipitação bem definido. A estação seca acontece de abril até setembro. A estação chuvosa tem início em outubro e estende-se até março.

As mudanças climáticas da capital surpreendem até quem mora na cidade. Chuva e frio, depois sol e calor, mais tarde frio e neblina, tudo em um só dia. Outra característica comum é ver a chuva se aproximar no lado norte e, no sul o sol brilha.
São os mistérios e as belezas proporcionadas pelo clima.

Os ipês começam a florescer na seca e, como eles têm cores diferentes, cada um tem seu período para colorir Brasília. O show começa com o roxo, depois vem o amarelo, o rosa e o branco. As mudanças climáticas incomuns fazem com que os ipês-roxos floresçam por duas vezes.

Brasília é conhecida por ter o Mar do Planalto Central. Isso porque o céu da capital é muito mais claro do que outros lugares. Esse fenômeno faz do amanhecer e entardecer momentos deslumbrantes.


Fotos: Leo Caldas e Reprodução