Pai: herói da infância, exemplo e proteção, que prepara os filhos para os desafios da vida

Celebramos neste domingo, 13 de agosto, o Dia dos Pais, os heróis da infância que são alicerces da vida que protegem e preparam para os desafios com sabedoria de um mestre e sinceridade de um amigo.
Nossa reverência a São José, aquele que foi pai amor. Pelo coração e o amor a Maria e ao Menino Jesus ele se fez pai assumindo todas as responsabilidades. A personificação silenciosa daquele que se fez pai do Deus Humano.

Quando nasce uma criança é sinal de que Deus ainda acredita na humanidade. José simboliza a figura masculina do pai. São milhões de Josés no mundo, referências de pai bom, trabalhador, educador, companheiro e defensor ferrenho de sua família. Virtudes que devem estar presentes nas famílias que preparam seus filhos para os desafios da vida.

A figura do pai é de fundamental importância na construção da personalidade dos filhos e das filhas, especialmente o respeito ao outro e o sentido dos limites. Pai tem a sabedoria de um mestre e a sinceridade de um amigo.

Infelizmente muitos filhos vivem sem a presença do pai, porque já partiu ou porque é ausente de suas responsabilidades paternas. Mas felizmente tem mães que são pais e avós que preenchem esta lacuna. E, também, um corajoso homem que assume uma mulher grávida e chama para si todas as responsabilidades paternas, por maiores que sejam os desafios.

Pai também deve ser cuidador. E não há melhor forma de expressar o amor a um filho do que fazê-lo sentir-se seguro e cuidado. Os cuidados de um pai com seu filho devem começar ainda na gestação, cuidado e amando a esposa e futura mãe, e devem seguir por toda vida. O vínculo de pai e filho se constrói aí.
Neste Dia dos Pais nossa homenagem aos pais de sangue, pais de criação, pais de coração, pais que viraram anjos e mães que são pais. A paternidade é uma jornada de amor e identidade. Um feliz Dia dos Pais a todos aqueles que cuidam dos seus filhos de forma amorosa e responsável.
Fotos: Reprodução