Katia Abubakir Kouzak, empresária e pioneira de Brasília, morre de complicações da diabetes

bernadetealves.com
Morre Kátia Kouzak, empresária e pioneira de Brasília, aos 77 anos

É com pesar que registro o falecimento da empresária Katia Abubakir Kouzak, ocorrido no sábado dia 12. A pioneira estava internada e sofria com complicações decorrentes de uma diabetes e infelizmente partiu. Ela deixa os filhos Zenon, Solon e Valeska, netos, parentes e uma legião de amigos.

A Cidadã de Brasília, ativa na prática da solidariedade e elegante em todas as suas ações, parte deixando um legado de amor, bondade, empatia, respeito e generosidade. Ela era uma mulher de raízes fortes e deixa sua essência em todos nós.

Familiares e amigos se despediram de Katia Kouzak na tarde de domingo, 13 de agosto, na Igreja Ortodoxa Antioquina São Jorge, na QI 9 do Lago Sul. Após a cerimônia, o corpo da pioneira foi levado para ser enterrado no Campo da Esperança. Ela completaria 78 anos no dia 15 deste mês.

bernadetealves.com
Katia Abubakir Kouzak, pioneira e empresária de Brasília, morre de complicações da diabetes aos 77 anos

A paulista que morava em Brasília desde 1960, ficou conhecida pelo extenso trabalho na área do voluntariado. Katia Kouzak dedicou 50 anos de vida ao trabalho voluntário, em busca de contribuir com a luta pelas causas que acreditava, principalmente, a educação.

Dentre tantos feitos humanísticos, Kátia foi responsável pela criação da Associação dos Doadores Voluntários de Sangue no Distrito Federal. Foi Conselheira da Cruz Vermelha no Brasil, presidiu o Clube Soroptimista Internacional de Brasília (SI Brasília), organização global que fornece a mulheres e meninas acesso à educação. E como presidente do Instituto de Cultura Brasileira (ICB), aprimorou a educação no Brasil por meio da democratização da Cultura. Também presidiu a Pró-Arte e Clube Internacional.

Como mulher de fé celebrava todos os anos o Dia de Reis, a primeira manifestação de Jesus Cristo como messias, recebendo em sua residência, familiares e amigos para relembrar a viagem de reis magos, oriundos do Oriente, para reverenciar o menino Jesus. Durante a confraternização todos recebiam as bênçãos de um padre convidado.

bernadetealves.com
Kátia Kouzak durante confraternização do Dia de Reis, neste ano em sua casa no Lago Sul

Kátia Kouzak agora vai brilhar no Universo junto com seu marido. Nossos sentimentos aos filhos, familiares e amigos e que Deus conforte o coração de todos. Vá em paz, querida Kátia, você cumpriu com dignidade sua missão terrena.

Fotos: Reprodução