Ipê-verde floresce em Brasília e atrai olhares pela raridade

A natureza é surpreendente. Em cada estação alegra e ilumina nossos olhos com suas árvores floridas. Apesar dos incômodos causados pela seca e baixa umidade do ar, os ipês são uma recompensa nesta época do ano.
As temperaturas altas e a umidade baixa criam condições ideais para a floração das plantas, que ficam ainda mais exuberantes. Não à toa, Brasília é conhecida como a “capital do ipê”. A atração de agora é o florescimento do ipê-verde, uma raridade que atrai olhares.


Segundo o Departamento de Parques e Jardins da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), o ipê verde costumava florir no mês de novembro, mas, neste ano, as flores vieram antes do tempo. “Os ipês verdes, em sua maioria, são remanescentes da antiga vegetação existente na cidade, não tendo assim, uma presença muito expressiva se comparada às demais cores da espécie”, informa a Novacap.
O ipê verde faz parte do Programa Anual de Arborização, do Departamento de Parques e Jardins da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).

O ipê-verde, da espécie Cybistax antisyphilitica, é uma árvore de médio porte, 6 a 18 metros de altura, em geral com tronco tortuoso e de casca grossa, características de árvore do Cerrado.
A engenheira florestal Roberta Costa e Lima conta que uma característica dos ipês de outras cores é que suas flores têm um botão floral cheio, fazendo com que a árvore, quando está florida, se pareça com um buquê. Já as flores do ipê verde têm pequenos botões, e por isso não se destacam tanto.

Segundo o governo do Distrito Federal são mais de 270 mil pés de ipês nas cores roxas, amarelas, rosas e brancas, que predominam no Plano Piloto e as regiões administrativas. O verde é raro e como parece folhas, elas quase passam despercebidas aos olhos. Quando descoberto vira atração.
Fotos: Reprodução