Panighiri, tradicional festa grega em homenagem à Nossa Senhora, acontece em Brasília

Quem quiser desestressar e se livrar de energias negativas não pode perder a 9ª edição do Panighiri. A tradicional festa grega acontece nesta sexta-feira e sábado, 26 de agosto, na Comunidade Grega de Brasília, na 910 Norte.
A Panighiri é tradicionalmente festejada no último final de semana de agosto na Grécia, quando é celebrada a colheita da uva no verão grego. A quermesse tem comidas típicas, apresentações de danças gregas e a famosa quebra de pratos.

Konstantino Bokos, presidente da comunidade Colônia Grega no Distrito Federal, diz que o evento é uma maneira de fortalecer os laços e relembrar a origem dos primeiros imigrantes que chegaram ao Brasil. “Essa comunidade foi fundada pelos nossos pais e avós e, hoje, cabe a nós preservar, manter e difundir tudo que eles realizaram. A festa é uma prova concreta de que fazemos isso”.

O Panighiri é celebrado anualmente desde 2016, quando foi lançado o livro Os argonautas do Cerrado, de Vassiliki Constantinidou. A obra é resultado de um trabalho de pesquisa histórica da escritora grega, com mais de 100 entrevistas e vasto acervo fotográfico que remontam a trajetória dos imigrantes gregos na construção da capital federal. O lançamento veio no aniversário de meio século da fundação da Comunidade Grega de Brasília.

Além da alegria contagiante o público vai saborear a rica culinária. Com características mediterrâneas, a cozinha grega exala frescor e carrega tanto influências italianas, quanto toques exóticos da Turquia e do Oriente Médio.


A Moussaka se parece com uma espécie de lasanha, composta por uma excelente combinação de carne de cordeiro moída, beringelas, tomate, cebola, molho branco e, claro, azeite. É um prato que também é bastante comum na Turquia.
A salada grega é uma combinação certa entre azeitonas, tomates, pepinos, rodelas de cebola, temperinhos como sal, pimenta, orégano, azeite e, claro, queijo feta. É uma opção de entrada deliciosa.

O Tzatziki, uma espécie de creme feito com iogurte, pepino, um toque leve de cebola, limão e temperinhos como azeite de oliva, pimenta, menta e sal. É servido junto com o pão pita, aquele típico pãozinho árabe.

Souvlaki: pequenos espetos grelhados com pedaços de carne e vegetais.

Na programação shows das bandas Samos, de Brasília, e Elliniki Kompania, de São Paulo, embalados pelo som característico do bouzouki, instrumento de cordas tradicional da Grécia, e três grupos de dança folclórica se apresentam no evento que começa a partir das 18h30. Ingressos: a partir de R$ 48 no site https://lets.events/e/panighiri-brasilia-2023-festa-grega-9-edicao/

Fotos: Reprodução