Caetano Veloso recebe título de “doutor honoris causa” da Universidade mais antigas do mundo

Caetano Veloso, recebeu o título “Doutor Honoris Causa” pela Faculdade de Doutores da Universidade de Salamanca, na Espanha, em cerimônia realizada no dia 4 de agosto. A concessão do título foi aprovada pelo conselho de doutores e divulgada em abril de 2022.
A candidatura do artista brasileiro foi apresentada pela Faculdade de Filologia e pelo Departamento de Filologia Moderna, com a adesão do Centro de Estudos Brasileiros da instituição, uma das mais antigas do mundo.

O título “doutor honoris causa” é o mais importante concedido por uma Universidade, e pode ser atribuído a uma personalidade que tenha destaque por contribuição com a cultura, a educação ou com a humanidade. Além de Caetano a universidade já homenageou os presidentes FHC e Lula.

O reitor da Universidade de Salamanca, Ricardo Rivero, disse da honra em homenagear o brasileiro que fez uma revolução cultural em prol da amizade. “Você é hoje reconhecido aqui pela sua criação cultural e pela capacidade de combinar influências, estilos, não só pela música, mas também por toda uma filosofia. ‘Tropicália’, em 1968, marcou uma revolução cultural, a nova etapa da aclamada música brasileira”.
Ele foi apresentado pelo professor de Filosofia Galega e Portuguesa, Pedro Serra, como o grande gênio da cultura brasileira. Ele afirmou que a obra de Caetano “proporciona um percurso de elevada tensão linguística e musical: um monumento do poético, da poesia como lugar de carinho, de amor e de amizade”.

“De noite, quando parei para escrever as palavras que queria dizer aqui, me lembrei de tantos filmes mexicanos, tangos argentinos, boleros e mambos cubanos, canções peruanas de Chabuca Granda, chilenas de Violeta Parra, e não só filmes mas também conversas com dois espanhóis aos quais amo e sempre amarei muito, Fernando Trueba e Pedro Almodóvar. Da minha parte, dedico a esses dois toda a beleza desta festa. Obrigado”, disse Caetano.

“Muito obrigado à Universidad de Salamanca, às autoridades presentes e a todos que acompanharam o ato solene de doutoramento honoris causa, proposto pela Facultad de Filología da universidade. Inesquecível!”, escreveu o ilustre brasileiro em suas redes sociais.

Após o discurso de agradecimento o cantor e compositor brindou a plateia com um pouco de música e cantou “Genipapo Absoluto” ao violão.
A aclamação representa o reconhecimento de sua brilhante obra e genialidade colocando-o entre os melhores músicos do mundo nos séculos XX e XXI. Viva Caetano Veloso! Viva a música brasileira!!!

Fotos: Reprodução/YouTube/Universidade de Salamanca