Primavera: mais que estação das flores é a alma ficando colorida para espalhar amor e respeito

A Primavera de 2023 chegou neste 23 de setembro e vai até 22 de dezembro. Das quatro estações, ela é a mais bonita, porque colore a terra, perfuma o ar e contagia os corações sensíveis com sua alegria. A vida ganha uma nova cor cheia de esperança e amor.
É considerada uma das estações do ano mais bonitas e agradáveis, com temperaturas amenas, aumento da umidade do ar e chuvas. A época faz com que a luz dourada do Sol intensifique os diversos matizes da paisagem inspirando poetas e artistas de todas as esferas.

A alegria toma conta não só dos corações humanos, mas também dos animais, que saem de seus refúgios e passam a circular com mais intensidade no alto e na terra. A Natureza finalmente se espreguiça e renasce para o auge de seu esplendor.
Nesta época do ano a Natureza se torna mais bela que nunca, vestindo-se de flores das mais variadas cores, dos mais ricos matizes, de intensos e diversos perfumes. Este clima propicia o começo do período reprodutivo de muitas árvores e plantas. É o nascimento da primavera, que reinstala a alegria e o colorido, depois de uma era cinzenta e fria. Sem a chuva não teríamos arco-íris e sem inverno não teríamos a primavera.

Neste tempo especial, de renovação e magia, vamos semear gratidão, plantar amizades e cultivar gentilezas. E lembrar sempre que quando o outono derruba uma flor, a primavera coloca outra no lugar. É mais que estação das flores, é a alma ficando colorida para encantar, espalhar amor e respeito.
Na primavera o desabrochamento das flores, modifica a paisagem, tornando-a mais alegre, contemplativa e atraente para os animais que tendem a sair do seu período de hibernação. Há mudança também no comportamento de animais polinizadores, como os beija-flores e as abelhas. Devido ao florescimento de algumas espécies, esses animais aumentam a sua atividade, interferindo significativamente no ciclo reprodutivo dos vegetais.

Muitas flores desabrocham no período da primavera. Isso se deve a um conjunto de fatores, como o aumento gradativo das temperaturas (visto que a primavera representa uma transição entre o inverno e o verão), e ao o regime de chuvas, que se intensifica nesse período. Algumas espécies destacam-se nessa estação, por exemplo: Rosas, Girassóis, Hibiscos, Hortências, Violetas, Dama da noite, Jasmin-estrela, Orquídeas, Tulipas, Lágrimas-de-Cristo, Crisântemos, Narcisos, entre outras.

A palavra primavera deriva do latim, primo vere, que significa primeiro verão. Verão significa tempo primaveril. Assim, primavera corresponde ao período que antecede o verão.
O que são as estações do ano?

As estações do ano ocorrem devido ao movimento que a Terra faz em torno do Sol, denominado de movimento de translação. A Terra orbita o Sol com o seu eixo de rotação inclinado em relação ao seu plano orbital, assim, os raios solares incidem mais sobre um hemisfério que sobre o outro, iluminando-o e aquecendo-o mais que ao outro hemisfério.


Na linha do Equador, todas as estações são parecidas, devido à incidência solar ocorrer durante o mesmo período de tempo, todo o ano, e o Sol do meio-dia manter praticamente a mesma altura. Isso já não ocorre à medida que nos afastamos da linha do Equador. Devido ao eixo de inclinação da Terra, os dois hemisférios são iluminados de forma diferente.

O início da primavera é marcado pelo equinócio de primavera. O equinócio representa o posicionamento médio do sol em relação à Terra. Isso significa que nem o Hemisfério Norte nem o Hemisfério Sul estarão mais iluminados. O sol estará incidindo diretamente na Linha do Equador, iluminando de forma igual os dois hemisférios. O equinócio ocorre em dois momentos do ano: em março e em setembro.
Devido a esse fenômeno astronômico que marca o início da estação das flores, os dias e as noites têm a mesma duração ao longo dessa estação.
A incidência solar varia de forma mais acentuada à medida em que nos afastamos da linha do Equador e as diferenças entre as estações também são mais acentuadas. Existem quatro estações do ano. São elas:

- Primavera: caracterizada pela presença das flores na vegetação;
- Verão: caracterizado pelas temperaturas mais altas;
- Outono: caracterizado pela queda das folhas na vegetação;
- Inverno: caracterizado pelas temperaturas mais baixas.
É importante lembrar que essas características distintas das estações são melhor observadas em regiões distantes do Equador. No Brasil, por exemplo, são observadas apenas uma estação chuvosa (verão) e uma estação seca (inverno), principalmente na região Norte e Nordeste. Na região Sul, já se pode observar melhor as diferenças entre as estações.

Nas lições de Pierre da Gama: “Semeie bons pensamentos e pratique belos atos que a sua vida será uma eterna primavera.”
Que essa brisa de renovação da primavera invada nosso coração, e que nos estimule a ter mais ânimo e coragem para viver a nossa verdade.
Fotos: Reprodução