Chá do Ceilão: famoso e premiado chá que é cultivado no Sri Lanka e faz bem para a saúde

bernadetealves.com
Benefícios do  Ceylon Tea, o chá que é cultivado no Sri Lanka

Conhecido como Ceilão, a terra dos leões, até a sua independência do Reino Unido em 1948, o Sri Lanka, que em sânscrito significa “ilha resplandecente”, é um país insular no Oceano Índico, a sudeste da Índia.

Com tradição na cultura do Chá, a planta Camellia sinensis, desde 1867, iniciada a partir de uma pequena plantação no país pelo britânico James Taylor, o chá do Ceilão (Ceylon Tea) ganhou o mundo, chamando a atenção de Sir Arthur Conan Doyle, escritor de Sherlock Holmes.

bernadetealves.com
Plantação de Camellia Sinensis matéria prima do chá de Ceilão no Sri Lanka

Pequeno em extensão de terra, sendo equivalente ao estado da Paraíba, no Brasil, o Sri Lanka é um gigante na produção e exportação de chá. É listado como um dos quatro maiores exportadores e também reconhecido por produzir um dos melhores chás do mundo.

Para ser chamado de “Ceylon Tea”, não basta que o chá seja produzido no Ceilão, atual Sri Lanka.

bernadetealves.com
“Leão do Sri Lanka”, símbolo do Ceylon Tea, o Chá do Ceilão

Ceylon Tea é uma DOP (Denominação de Origem Protegida), um sistema utilizado para certificar que um chá cumpre um conjunto de regras específicas, garantindo características e qualidade diferenciada do que chega na xícara dos apreciadores.

Outra propriedade é que ele precisa ser plantado, processado e embalado no Sri Lanka, além de não poder ser misturado com nenhum outro chá do mundo.

bernadetealves.com
Plantação de Camellia Sinensis matéria prima do chá de Ceilão no Sri Lanka

Um verdadeiro Ceylon Tea será certificado e possuirá o símbolo do “Leão do Sri Lanka”, de propriedade mundial do “Sri Lanka Tea Board”. Este assegura não apenas sua qualidade premium, como também práticas sustentáveis de negócio.

O Chá de Ceilão é um chá preto premiado que pode ser saboreado a qualquer hora do dia. É um excelente companheiro para o café-da-manhã. É um chá preto suave, fresco, com notas frutadas, perfume delicado. O Ceylon ou chá preto Ceilão é um chá de grande corpo, com sabor intenso e final adstringente. Em seu aroma predominam as notas de madeira, ameixas secas e algo cítrico como casca de laranja confeitada. É bem redondo na boca e, sobretudo, muito persistente.

bernadetealves.com
Chá negro Ceilão é uma ótima opção para aliviar a fadiga e proteger os ossos

Pode ser bebido frio com uma rodela de limão ou laranja ou bem quente, ao que se pode adicionar um pouquinho de leite ou chantilly, de acordo com o gosto pessoal. É também um par perfeito para os doces, tanto bolos, como cookies, biscoitos com frutas vermelhas, biscoitos de baunilha ou pudins.

Propriedades do Chá de Ceilão

bernadetealves.com
Camellia Sinensis matéria prima do chá de Ceilão no Sri Lanka

Por seu conteúdo de cafeína, o chá negro Ceilão é uma ótima opção para aliviar a fadiga e a sensação de sonolência, uma vez que ajuda a manter a mente alerta de forma muito suave, graças a outros compostos que possui os quais diminuem a absorção da cafeína.

Outro benefício de consumir o chá Ceylon consiste em seu alto conteúdo de flúor. Essa substância, encontrada em grande quantidade nos produtos de higiene bucal, complementos alimentícios e outros produtos farmacêuticos, fortalece os dentes, tornando-os mineralizados e consegue assim prevenir enfermidades, como as cáries. Da mesma maneira, o flúor ajuda a fortalecer os ossos.

Uma das propriedades mais destacadas dos chás pretos é o seu efeito positivo sobre o sistema cardiovascular, contribuindo para diminuir o risco de enfermidades do coração e das artérias.

O chá do Sri Lanka é produzido em sete regiões principais:

bernadetealves.com
Distritos do Sri Lanka de onde vem o legítimo Ceylon Tea
  • Sabaragamuwa (Low-grown), que inclui a capital da província, Ratnapura
  • Ruhuna (Low-grown) que inclui Galle
  • Kandy (Mid-grown)
  • Uda Pussellawa (Mid-grown a High-grown) I Nuwara Eliya (High-grown)
  • Uva (High-grown)
  • Dimbula (High-grown)
bernadetealves.com
Plantação de Camellia Sinensis matéria prima do chá de Ceilão no Sri Lanka

A plantação cobre as colinas onduladas e às vezes até os topos das montanhas. Embora as altitudes menores e as regiões costeiras do Sri Lanka possam ficar muito quentes, as regiões montanhosas da ilha permanecem relativamente frias e enevoadas, um ambiente ideal para o cultivo das folhas da bebida imensamente popular.

bernadetealves.com
Plantação de Camellia Sinensis matéria prima do chá de Ceilão no Sri Lanka

Embora o maior volume de produção seja de chá preto, algumas plantações elaboram chá verde e em menor quantidade, chá branco.

bernadetealves.com
Lavoura de Camellia Sinensis matéria prima do chá de Ceilão no Sri Lanka

Fotos: Reprodução