Trânsito: desafios para garantir segurança e eficiência e priorizar a vida

Dia Nacional do Trânsito é comemorado em 25 de setembro, mês esse considerado importante nas campanhas de conscientização sobre o trânsito em relação a acidentes, normas de segurança e dirigibilidade pelas ruas do país.
Segundo especialistas em trânsito, para termos segurança e tranquilidade nos deslocamentos, o primeiro passo é o bom comportamento de todos os envolvidos, sendo empáticos, colocando-se no lugar do outro, afinal o trânsito é responsabilidade de toda a sociedade.
Imprudências no trânsito são responsáveis por um grande número de mortes ou lesões graves, por isso é importante dirigir com prudência, de acordo com as leis de trânsito. Pedestres e ciclistas também devem ficar atentos e só atravessar a rua na faixa de pedestre. Ciclistas devem lembrar de descer da bicicleta para atravessar na faixa. Em caso de acidente é obrigatório prestar socorro imediatamente.

A data faz referência à regulamentação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), ocorrida em 23 de setembro de 1997 pelo então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, sendo promulgado e aprovado dois dias depois.
A iniciativa da criação do Dia Nacional do Trânsito se deu para o reforço de campanhas de conscientização e respeito às novas leis regulamentadas pelo CTB. Na década de 1990, algumas leis estavam ultrapassadas com relação à rápida evolução de comportamento da sociedade.
Para garantir a segurança e a eficiência, todos os anos, durante o mês de setembro, entre os dias 18 e 25, acontece a Semana Nacional do Trânsito. O tema para 2023 “No trânsito, escolha a vida”. A abertura oficial foi no ministério dos Transportes com apresentação de grupo teatral mostrando a importância de se priorizar a vida.
A mensagem deste ano direciona as atividades da SNT para a mobilização da sociedade em busca de uma cultura de segurança no trânsito mais sólida e consistente. O cuidado com os mais vulneráveis, o acalmamento do tráfego, a acessibilidade e sustentabilidade são as ideias centrais.

As campanhas de conscientização para o trânsito seguro acontecem em todo o país. Mas, os perigos no trânsito, além dos cuidados no ir e vir das cidades devem ser praticados sempre. Afinal, com a vida não se brinca.
Ações da Semana Nacional do Trânsito
- combate à violência no trânsito;
- respeito à sinalização;
- incentivo ao respeito aos limites de velocidade;
- conscientização sobre o risco de dirigir sob o consumo de drogas (lícitas ou ilícitas) e/ou de álcool;
- conscientização sobre o uso do cinto de segurança para todos os ocupantes dos veículo;
- atendimento psicológico às vítimas de acidentes de trânsito.

Toda circulação de pessoas, animais e/ou veículos nas vias públicas e privadas com objetivo de deslocar de um espaço para outro é considerada trânsito.
O grande número de veículos nas ruas é um dos grandes desafios para as políticas de trânsito no Brasil e em Brasília. Mesmo planejada e reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade e símbolo da arquitetura modernista no país, a capital convive com congestionamentos no trânsito nos horários de picos.

A política de mobilidade urbana é uma preocupação que vem ganhando importância nos últimos anos por diversos motivos. Manter o desenvolvimento de grandes cidades com menos prejuízos ao meio ambiente é desafio mundo afora.
Fotos: Antônio Cruz/Agência Brasil e Reprodução