Papa Francisco e a devoção a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e de Brasília

bernadetealves.com
Papa celebra Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Celebramos neste 12 de outubro o Dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, ou simplesmente Maria, a representação da mãe de Jesus Cristo na igreja católica, padroeira do Brasil e de Brasília.

bernadetealves.com
Papa Francisco e a devoção a Nossa Senhora Aparecida: padroeira do Brasil e de Brasília

O papa Francisco manifestou mais uma vez seu carinho pelo Brasil e saudou a padroeira do nosso país. O líder da Igreja Católica, é um devoto declarado de Nossa Senhora Aparecida. Sua Santidade relembrou de sua visita ao santuário de Aparecida, 10 anos atrás, ocorrida em 24 de julho de 2013, e fez um apelo para que a santa cuide do povo brasileiro. “É a festa de Nossa Senhora Aparecida. Eu a levo em meu coração”. 

bernadetealves.com
Papa Francisco e a devoção a Nossa Senhora Aparecida: padroeira do Brasil e de Brasília

“Recordo-me desta cidade e da Virgem. Que nos abençoe muito, que cuide de vocês e de todo o povo do Brasil. Rezo por vocês, lhes envio a minha bênção e, por favor, rezem por mim. A favor! Obrigado”, diz o Pontífice, em mensagem divulgada pela agência Vatican News. 

Para o cristianismo, Nossa Senhora tem papel fundamental: tornou-se a mãe de Jesus Cristo. Chamada de virgem por dois dos evangelistas, Mateus e Lucas, acredita-se que ela tinha cerca de 15 anos quando ficou grávida — pela doutrina cristã, por obra do Espírito Santo, ou seja, sem ter tido relações sexuais com homem algum.

bernadetealves.com
Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, no interior de São Paulo

Nossa Senhora Aparecida representa a imagem da mãe de Jesus, e foi encontrada por pescadores em outubro de 1717, no rio Paraíba do Sul, na região de Guaratinguetá (SP). Naquela época, a pesca não estava nada produtiva, e ao puxar a rede os pescadores se depararam com a imagem da santa, porém somente o corpo.

No segundo arremesso da rede, veio então a cabeça. Eram tempos de escassez na pesca, e conta a história que a imagem chegou a pesar tanto que não foi possível retirar do barco. Sendo assim, a santa ficou por lá e, a partir disso, começaram a pescar um grande volume de peixes.

Esse acontecimento dos pescadores foi considerado um milagre, diante do cenário de escassez que estavam vivendo. A partir desse episódio, iniciou-se a devoção pela santa. Porém, esse não foi o único fenômeno registrado. Conta-se que na época, o então escravo, Zacarias, ao passar na frente de uma capela dedicada a Nossa Senhora, solicitou uma parada para rezar. Depois disso, seus grilhões se quebraram e seus senhores o libertaram.

bernadetealves.com
12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida: rainha incomparável, padroeira do Brasil e de Brasília

Ainda há outros milagres, entre os mais famosos, como o da criança cega que pediu aos pais para ser levada até a Igreja de Nossa Senhora Aparecida. Então, durante a visita disse: “como é linda essa igreja” e, a partir daí passou a enxergar normalmente. Ainda houve o cavaleiro sem fé que não acreditava na força da santa, e para provar sua convicção quis entrar com o cavalo na igreja. Durante o percurso, a pata do animal se prendeu. Com isso, o cavaleiro caiu e acabou por admitir que essa era uma das provas dos poderes de Nossa Senhora.

bernadetealves.com
Nossa Senhora Aparecida: rainha incomparável, padroeira de Brasília

Dessa forma, a santa foi ganhando popularidade, e em 1930 o Papa Pio XI decretou que Nossa Senhora Aparecida era a padroeira do Brasil, se juntando a São Pedro da Alcântara, que já tinha o status de padroeiro do país.

A santa, foi escolhida para ser padroeira de Brasília ainda durante a construção da cidade, nos anos 1950. Desde 1996, a festa da padroeira – realizada pela Arquidiocese de Brasília – é uma das mais importantes festas religiosas do Distrito Federal

bernadetealves.com
12 de outubro – Dia de Nossa Senhora Aparecida: rainha incomparável, padroeira do Brasil e de Brasília

Fotos: Eliária Andrade/Agência O Globo e Reprodução