Brasília celebra Nossa Senhora Aparecida com festa grandiosa na Esplanada dos Ministérios

Brasília celebrou Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira da cidade com uma linda festa que reuniu milhares de fiéis na Esplanada dos Ministérios. A homenagem a padroeira do Brasil teve a participação do vice-presidente da República Geraldo Alckmin e sua esposa Lu, o governador do DF Ibaneis Rocha, a primeira-dama, Mayara Noronha Rocha, e o filho caçula, Mateus; secretários de Estados, deputados e senadores.



A Santa Missa foi celebrada pelo cardeal Raymundo Damasceno Assis, arcebispo emérito de Aparecida e primeiro seminarista da Arquidiocese de Brasília. Isso porque o arcebispo da capital federal, cardeal Dom Paulo Cezar Costa, foi convocado pelo Papa Francisco para participar do Sínodo Ordinário dos Bispos, no Vaticano.

“Estamos muito felizes por podermos, neste dia, agradecer a Deus pelos favores recebidos e, ao mesmo tempo, pedir a Ele por Nossa Senhora Aparecida. E estamos unidos também ao Santo Padre em sua intenção pela paz no mundo, em particular em Israel e na Palestina”, declarou o Cardeal Raymundo Damasceno Assis.


A liturgia celebrada em frente à Catedral Metropolitana de Brasília foi embalada pelos louvores de mais de 80 mil fiéis.

Depois da liturgia, os fiéis saíram em procissão pela Esplanada com a imagem de Nossa Senhora Aparecida – a estátua foi levada no papamóvel utilizado pelo Papa João Paulo II quando veio a Brasília, em 1991. Ao longo do percurso, três bênçãos foram dadas: a primeira dirigida aos enfermos, a segunda aos governantes e a terceira às famílias.




“É uma celebração muito bonita, em um momento em que vivemos duas grandes guerras”, afirmou o governador Ibaneis Rocha. “Desejamos a todos um dia de paz, em especial para as crianças do nosso Brasil”, completou.

A programação que homenageou Nossa Senhora Aparecida começou pela manhã, às 9h, com uma missa voltada para as crianças. A celebração foi presidida pelo bispo auxiliar de Brasília, Dom Ricardo Hoepers, estreante nas comemorações à padroeira. Já os cânticos da liturgia ficaram por conta do coral infantil da Paróquia Imaculada Coração de Maria.

Na parte da tarde, os festejos continuaram com um show oracional do frei Gilson, da Congregação dos Carmelitas Mensageiros do Espírito Santo, às 15h.
Fotos: Renato Alves / Agência Brasília