UFMG vence Prêmio Euro por vacina contra a dependência de cocaína e crack

bernadetealves.com
Universidade Federal de Minas Gerais é a vencedora do Prêmio Euro Inovação na Saúde 2023 com vacina terapêutica

A Universidade Federal de Minas Gerais ganhou o Prêmio Euro Inovação na Saúde 2023 por pesquisa de vacina contra a dependência de cocaína e crack. Calixcoca é uma vacina terapêutica, 100% brasileira, que pode levar usuários de crack e cocaína a se livrarem da dependência.

O prêmio é organizado pela multinacional farmacêutica Eurofarma, que atua em mais de 20 países e a entrega aconteceu na noite de quarta-feira, 18 de outubro, Dia do Médico, em São Paulo. A cerimônia foi transmitida pelo canal da Eurofarma Brasil no YouTube e continua disponível na plataforma.

A vacina Calixcoca, o imunizante que barra o estímulo cerebral, evitando recaída do usuário em abstinência foi a mais votada por médicos de 17 países, a vacina superou outras 11 iniciativas inovadoras no campo da saúde desenvolvidas na América Latina, entre as quais, a SpiN-Tec, vacina também desenvolvida na UFMG.

bernadetealves.com
Vacina Calixcoca desenvolvida pela UFMG vence Prêmio Euro Inovação na Saúde 2023

O professor Frederico Garcia, do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina, coordenador da pesquisa, agradeceu à sociedade brasileira que apoiou a campanha. “Desenvolver ciência na América Latina não é fácil. A UFMG é, hoje, uma universidade que está fazendo a diferença. Só temos a agradecer o apoio da nossa reitora [Sandra Regina Goulart Almeida] e do nosso pró-reitor de Pesquisa [Fernando Reis]”.

bernadetealves.com
Ângelo de Fátima, Gisele Goulart, Frederico Garcia e Maila de Castro, professores da UFMG, responsáveis pela vacina terapêutica contra dependência de drogas

Dr. Frederico Garcia ressaltou o compromisso com os pacientes que sofrem com a dependência química. “Sabemos como é difícil ter uma pessoa dependente em casa, como é sofrido para um acometido pela dependência ter que lidar com a ambivalência de usar ou não droga e como é ainda mais difícil para uma gestante dependente proteger seu feto e lidar com a dor da abstinência. Temos a missão de cuidar dessas questões”, finalizou o professor.

bernadetealves.com
Vacina Calixcoca desenvolvida pela UFMG vence Prêmio Euro Inovação na Saúde 2023

A reitora Sandra Goulart Almeida comemorou o resultado. “Essa conquista representa uma grande vitória para a comunidade de pesquisadores da UFMG e para a ciência brasileira. A Calixcoca traz esperança porque se apresenta como uma importante alternativa de tratamento contra as drogas. No entanto, há ainda um longo caminho a percorrer, e esse prêmio nos estimula a continuar trabalhando para que a vacina cumpra todas as suas etapas de desenvolvimento”.

bernadetealves.com
SpiN-Tec, vacina contra Covid-19, também desenvolvida na UFMG, é destaque do Prêmio Euro Inovação na Saúde 2023

A UFMG conquistou a premiação de 500 mil euros (cerca de R$ 2,6 milhões), como iniciativa destaque da segunda edição do Prêmio Euro Inovação na Saúde. E também recebeu 50 mil euros pela SpiN-Tec, vacina contra a Covid-19, por ter sido uma das vencedoras na categoria Inovação em terapias.

Como funciona a Calixcoca

bernadetealves.com
Pesquisadores e professores da UFMG, responsáveis por desenvolver vacina terapêutica para combater vício de drogas

O medicamento desenvolvido pelos pesquisadores mineiros induz o sistema imune a produzir anticorpos que se ligam à cocaína na corrente sanguínea. Essa ligação transforma a droga em uma molécula grande, que não passa pela barreira hematoencefálica.

O projeto já passou por etapas pré-clínicas, em que foram constatadas segurança e eficácia para tratamento da dependência de crack e cocaína e prevenção de consequências obstétricas e fetais da exposição às drogas durante a gravidez em animais.

Além de Frederico Garcia, os estudos reúnem os professores Maila de Castro, da Faculdade de Medicina, Gisele Goulart, da Faculdade de Farmácia, Ângelo de Fátima, do Instituto de Ciências Exatas, e os pesquisadores Paulo Sérgio de Almeida, Raissa Pereira, Sordaini Caligiorne, Brian Sabato, Bruna Assis, Larissa do Espírito Santo e Karine Reis, vinculados ao Núcleo de Pesquisa em Vulnerabilidade e Saúde (NAVeS).

Investimentos

bernadetealves.com
Universidade Federal de Minas Gerais, ganha prêmio por desenvolver vacina contra vício de drogas

Até o momento, a Calixcoca é financiada pelos governos federal e de Minas Gerais e com verbas de emendas parlamentares, e sua continuidade depende de novos aportes de recursos. No fim de agosto, a reitora Sandra Goulart Almeida e o professor Frederico Garcia apresentaram o projeto da vacina ao Ministro da Educação, Camilo Santana e solicitaram apoio governamental para dar prosseguimento aos testes.

O secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, anunciou em julho deste ano, durante visita da ministra Nísia Trindade à UFMG, o aporte de R$ 10 milhões no projeto. Em outra frente, a UFMG, por meio da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT), empreendeu trabalho estratégico de proteção nacional e internacional da tecnologia e busca agora parceiros para licenciá-la.

Fotos: Divulgação