Lolita Rodrigues, patrimônio cultural da tevê brasileira, morre aos 94 anos em João Pessoa

bernadetealves.com
Lolita Rodrigues, patrimônio cultural da tevê brasileira, morre aos 94 anos em João Pessoa

É com pesar que registro o falecimento da atriz, cantora e apresentadora Lolita Rodrigues, que foi uma das pioneiras da TV brasileira e artistas da Era de Ouro do rádio, ocorrido na madrugada deste domingo, 5 de novembro, aos 94 anos, em João Pessoa, na Paraíba.

A atriz Lolita Rodrigues, uma das pioneiras da TV no Brasil, estava internada no Hospital Nossa Senhora das Neves e faleceu em decorrência de complicações por uma pneumonia.

A informação foi divulgada pela Globo, emissora na qual ela trabalhou entre idas e vindas até 2009. Sua última novela foi Viver a Vida, na qual interpretou Noêmia, Segundo a filha da atriz e apresentadora, a médica Silvia Rodrigues, o velório será restrito à família. O corpo será cremado.

bernadetealves.com
Lolita Rodrigues como Noêmia em “Viver a Vida” em 2009 ao lado de José Mayer

Sua última aparição pública foi em dezembro de 2017, quando assistiu a uma apresentação do espetáculo “Hebe – O Musical”, em São Paulo.

A atriz deixa um legado de carinho entre os telespectadores brasileiros, que foram impactados com atuações emocionantes, tiveram sorrisos arrancados pelas cenas de Lolita e os corações cativados.

Trajetória de Lolita Rodrigues

Sylvia Gonçalves Rodrigues Leite, mais conhecida como Lolita Rodrigues, nasceu em Santos, litoral de São Paulo, em março de 1929. Lolita é considerada um patrimônio cultural da tevê brasileira: ela esteve presente na inauguração da TV Tupi, começo do sistema televisivo no Brasil, em setembro de 1950. Na ocasião, interpretou o Hino Nacional na Televisão Brasileira.

bernadetealves.com
Lolita Rodrigues e Airton Rodrigues apresentando o programa “Clube dos Artistas”

Seis anos depois, em 1956, se tornou apresentadora de um dos programas mais longos da TV, o “Almoço com as Estrelas”, em parceria com seu marido Airton Rodrigues. O programa ficou no ar na extinta TV Tupi até 1980, quando a emissora fechou suas portas. Ela também comandava o programa “Clube dos Artistas”.

bernadetealves.com
Foto simbólica: Lolita Rodrigues com as amigas Nair Belo e Hebe Camargo, no programa do Jô.

Em 1963, Lolita fez história outra vez e foi parte do primeiro elenco de uma novela diária da história da tevê, a 2-5499 Ocupado. Na produção, ela contracenava com Glória Menezes e Tarcísio Meira.

No ano 2000, ela deu a hilária entrevista lembrada até hoje por fãs para Jô Soares ao lado de Hebe e Nair Bello. A amizade das três pioneiras da TV foi lembrada em outros momentos anteriores e posteriores.

Filha de espanhóis, a carreira como atriz foi marcada por personagens que falavam com sotaque, como em Sassaricando (1987), Terra Nostra (1999) e, em seu último trabalho na TV, quando interpretou Noêmia, avó de Luciana (Alinne Moraes), na novela Viver a Vida (2009).

bernadetealves.com
Atriz Lolita Rodrigues, pioneira dos programas de televisão, morre aos 94 anos

Em 2010, decidiu parar de atuar. Antes do fim da carreira, atuou em Zorra Total e nas novelas Pé na Jaca e Viver a Vida.

Lolita fez poucas aparições públicas a partir de 2015. Ela vivia nos últimos anos em João Pessoa com a filha, a médica Silvia, fruto de seu casamento com Airton Rodrigues, que morreu em 1993.

Além da Tupi, Lolita trabalhou nas tevês Excelsior, Manchete, Record, Globo e SBT. Foram mais de 30 novelas e diversos programas de televisão que contaram com a atuação e as expressões fortes de Lolita, além da facilidade em fazer humor.  Ela era amiga de Nair Belo e Hebe Camargo — as três eram consideradas um trio inseparável dentro e fora das telinhas.

bernadetealves.com
Atriz Lolita Rodrigues, em 1987 na novela Sassaricando

A atriz deixa um legado de carinho entre os telespectadores brasileiros, que foram impactados com atuações emocionantes, tiveram sorrisos arrancados pelas cenas de Lolita e os corações cativados.

Fotos: Reprodução/TV GLobo/Nelson Di Rago)